domingo, 25 de janeiro de 2015

Passagens Cobertas de Paris

Ei gente... mais uma semaninha que passou e tô aqui pra contar os acontecidos!
Quarta-feira nevou! Não foi aqueeeela neve né... foi uma geada... mas foi o suficiente pra me fazer feliz! Tava indo pra escola 8:00 da manhã, de noite aqui ainda, e deu pro meu casaco ficar com pontinhos brancos de neve!

Sábado fui levar o Johnnie no veterinário, precisava correr pra ele tomar logo a vacina anti-rábica e não perder todo o processo de exame e atestado, que tivemos que fazer antes de vir pra cá (contei mais em outro post). Consulta marcada para 9:30 saímos de casa debaixo de uma chuvinha e, o Johnnie que não anda muito bem da garganta, dentro da mochila pra não se molhar.

O veterinário foi bem simpático e atencioso, e eu (pasmem!!!) consegui falar tudo com ele em francês! Deu as vacinas, examinou a garganta do Johnnie e eu consegui até pedir (ahãm, em francês também) o colírio pro olho dele que tava acabando... e no final de tudo, saímos de lá com o tão esperado Pet Passport!
Muito chique meu cachorro!!!
Toda a documentação que tiramos no Brasil é válida por 4 meses, mas a vacina de raiva do Johnnie vence em fevereiro e se eu deixasse vencer ele não poderia entrar na Croácia porque a autorização perde a validade com o fim da vacina e eu teria que começar o processo todo de novo! Fique atento para isso, se você vai viajar com o seu pet por mais de um mês na Europa, passando por diferentes países, é bom ir atrás de um veterinário e tirar o passaporte. Tudo fica mais tranquilo. Mesmo que a documentação que você trouxe do Brasil seja válida (mantenha ela com você já que lá existe o resultado da sorologia e aquilo é o mais importante!), a preferência dos agentes migratórios é pelo passaporte europeu.

Depois do veterinario fomos aproveitar e conhecer um pouco das "Passagens" aqui de Paris. Essas passagens são muito antigas, ligam uma rua à outra, ou algumas vezes três ou quatro ruas, e antigamente serviam para proteger os pedestres e animais das chuvas. O comércio foi se instalando e hoje, passear por essas galerias cheias de história, ladrilhos maravilhosos, livrarias antigas, relógios centenários, é passear no tempo! Eu escolhi 10 galerias (existem mais, talvez para um próximo post) que mostro um pouquinho em fotos:

Galerie Vero-Dodat
Fica no 1arrondissement, entre a Rue Jean-Jacques-Rousseau e a Rue do Bouloi. É datada de 1826 e está inscrita como monumento histórico. Lá existem 3 lojas Christian Louboutin e essa fila na frente da entrada era pra entrar na loja...


Passage du Bourg-l´Abbé
Fica no 2 arrondissement, entre a Rue Saint-Denis e a Rue de Palestro. Ela é datada de 1828. Não tem muitas lojas chiques, mas tem seu charme! Destaque para a loja de discos antigos.


Passage du Grand Cerf
Fica no 2 arrondissement, é como se fosse uma continuação da Passage du Bourg-l´Abbe ligando à Rue Marie-Stuart. Ela é datada de 1825. Cheia de lojas de móveis antigos e artesanatos.


Essas 3 primeiras estarão para sempre no meu coração e memória porque passo por elas todos os dias para ir e voltar da escola.

Passage Molière
Pertinho das 3 acima fica a Passage Molière. Estava em reforma então não posso falar muito... poucas lojas, bem curtinha... Liga a Rue Saint-Martin a Rue Quincampoix. Ela é datada de 1791.


Le Passage des Princes
Fica no 2 arrondissement e liga a Rue de Richelieu ao Boulevard des Italiens. Ela é datada de 1860. Cheia de lojas de brinquedos para crianças... linda!

Passage Choiseul
Fica no 2 arrondissement e liga a Rue des Petits-Champs à Rue Saint-Augustin. Ela é datada entre 1825 e 1827. Boa pedida para quem busca sapatos! Foi reformada em 2013 então não tem muito aquele ar antigo...

Galerie Vivienne
Fica no 2 arrondissement e liga a Rue des Petits-Champs à Rue de la Banque. Ela é datada de 1823. Linda do começo o final mas prepare o bolso se quiser comprar algo... Sem dúvida vale a pena a visita!


Passage des Panoramas
Fica no 2 arrondissement e liga a Rue Saint-Marc ao Boulevard Montmartre. Ela é datada de 1800 e é patrimônio histórico. Bem grande, com várias lojas e restaurantes, sem perder seu charme de época.


Passage Jouffroy
Fica no 9 arrondissement (no limite com o 2) e liga a Rue de la Grange-Batelière ao Boulevard Montmartre (do outro lado do Boulevard está a Passage des Panoramas). Ela é datada de 1845 e tem lojas incríveis. Vale a visita ao Musée Grévin e depois uma parada para um café na Pasticerie ao lado (eu não fui porque estava com o Johnnie e ele era proibido de entrar...)

Passage Verdeau
Fica no 9 arrondissement (no limite com o 2) e liga a Rue de la Grange-Batelière à Rue du Faubourg-Montmartre. Ela é datada de 1847. Tem todo um charme de época e lojas incríveis!



Passage Colbert
Vai ter que ficar para uma próxima porque eu não consegui achar a entrada!!! O endereço do Google era do Hotel Colbert...

Dá pra fazer todas essas galerias a pé... são próximas e assim você aproveita para passear por Paris!

E pra não perder o hábito de fotos do Johnnie (porque ele estava completamente molhado neste dia por causa da chuva então acabou ficando na mochila), vai uma do passeio deste domingo de manhã!




E porque eu falei tanto francês no final de semana, mereço uma comemoração especial (tá bom mãe, tudo é desculpa pra beber... rsrsrs)! O couscous fui eu que fiz tá!




2 comentários:

  1. Esse couscous ficou com uma cara ótima! E o gosto? Amei o quadrinho da ursinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou excelente!! Com cenourinhas glaceadas... Hmmmmm
      Quero voltar pra ver qual é a desses quadrinhos... A loja tava fechada!

      Excluir