segunda-feira, 13 de abril de 2015

Rovinj

Oi gente!
Tô meio atrasadinha com meus posts... essa semana foi meio corrida aqui em Zagreb tentando resolver umas coisas da minha cidadania (que não foi resolvida, mas conto mais depois)...
Mas como eu tinha prometido, vou fazer um posto só sobre Rovinj, essa pequena cidade perto de Pula, que fomos conhecer e passar um dia suuuper agradável!

Bom, pegamos um ônibus de Pula para Rovinj, a viagem demora uns 40 minutos. Passamos por uma cidade linda, chama Bale. Se você estiver de carro vale a pena parar. Eles tem plantações de oliva, produção de óleo e vinho... super medieval... uma graça!

Chegamos em Rovinj as 10:40 e fomos dar uma voltinha no calçadão, de frente para a Marina. A rodoviária é no centro da cidade e, sinceramente, dá pra ver tudo em um dia (a não ser que você queira entrar em todas as lojas de artesanato...).


Existe um passeio para esta ilha que você vê na foto, mas aparentemente ele funciona na alta temporada... então não conseguimos ir lá...


Mas o mais legal da cidade é que você pode simplesmente se perder nas ruazinhas de pedra! (momento #ficaadica... atenção para os sapatos... eu quase tomei váaaarios tombos com meu all star... as pedras escorregam muito!). Você começa a andar...


E vai encontrando ruas, descobrindo passagens...


Subindo o morro... até encontrar a igreja (dogs not allowed inside!)

 

A vista lá de cima é bem bonita! Então você começa a descer e encontra umas lojinhas de artesanato, colares de pedras, cada coisa uma mais linda que a outra!!!


Depois dessa longa caminhada o garotinho táva morto de cansaço, então comecei a procurar um lugar para almoçar. Queria peixe, frutos do mar, qualquer coisa assim... e não fui muito com a cara dos restaurantes de frente para o pier... muito cara de turista sabe... caro e sem gosto nenhum... Então fomos andando mais um pouco até achar o mercado da cidade (ou uma pequena feira na verdade). E lá eu provei o que tinha meeega curiosidade: Trufa! Não aquela de chocolate... a que cresce embaixo da terra... que o porco cavoca com o nariz para encontrar... que o cachorro late sem parar quando sente o cheiro... ai tantas coisas eu tinha lido a respeito!!! E preciso dizer que o gosto é fenomenal! Meio amadeirado... com frescor de grama depois da chuva.. textura de champignon... muito bom! Comprei um potinho pequenininho pra fazer um macarrão em casa!


E aqui temos um outro momento #ficaadica: atrás deste mercado, escondido lá no fundo, fica um restaurante PERFEITO! Nada turístico... o dono está lá para atender... tudo em familia... Não espere ter uma longa conversa em inglês... eles falam somente o necessário... mas a comida vale a pena pela dificuldade de comunicação! rsrsrs O restaurante chama Taverna da Baston, e não dá pra esperar que o peixe seja mais fresco... eles estão do lado do mercado de peixes!!!




O cara assa seu peixe na hora... na segunda foto dá pra ver o forno e ele cuidando do meu peixinho! O restaurante é frequentado por moradores.. vi gente pedindo a porção de sardinha e lula... ambas bem generosas!
E de saideira, ganhei uma dose de slivovica (meu teclado não me permite escrever da forma correta... com o acento no último "c"... lê se ´slivovitza´).. é um fermentado a base de ameixa... tipo a nossa cachaça... eu nem gosto né!

Depois desse master almoço fomos caminhar mais um pouco pelas ruas de pedra... fomos na baixa temporada então muuuitas lojas estavam fechadas...




Entramos numa sorveteria, chamada Chocolat, pra esperar o tempo passar até o horário do ônibus... e foi uma ótima escolha... o sorvete é muito bom! o de pistache é perfeito!!! Se você estiver por lá, não deixe de provar!!!

E as 16:30 pegamos o ônibus para Pula... mortos de cansaço... rsrsrsrs

E foi isso... entenderam agora porque eu precisava fazer um post só para esse dia?!?! rsrsrsr

Bjs e até a próxima!










Um comentário: