sábado, 1 de agosto de 2015

Planos??? Para quê???

Oi gente!!!

Agora sim, com as coisas voltando ao normal, consegui parar para escrever...
Bom, como eu disse no post anterior, pegamos um transfer particular com destino a Timisoara, na Romênia. Mas na noite anterior o Johnnie começou a coçar o olho direito e de repente estava com o olho fechado... Como já tenho longas experiências com isso, comecei a usar o colírio de sempre.
Então pegamos nosso transfer para a Romênia logo de manhã, e a viagem foi super tranquila. Demorou mais ou menos 3 horas e a passagem pela fronteira foi super fácil. O apartamento que eu aluguei é simplesmente fantástico! Na praça principal, com uma vista incrível da catedral. Depois de tanto tempo escutando orações de mesquitas foi bom mudar um pouco para o badalar dos sinos!


Timisoara é uma cidade extremamente agradável, gente simpática, falam inglês naturalmente e até se comunicam em francês. Tínhamos planos de ficar 4 dias e depois seguir viagem pela Romênia... até que eu aprendi que às vezes os planos mudam...
O olho do Johnnie estava muito ruim e ele estava com dor... vomitando... e eu já estava extremamente cansada de viver com roupas amassadas dentro da mochila. Então levei o Johnnie no veterinário e pedi ao dono do apartamento para ficar duas semanas. Aparentemente estava tudo certo. Novos planos refeitos. Até que o veterinário começou a falar em uma possível doença brasileira que poderia estar causando todos os sintomas no meu cachorro... e eu decidi correr para uma cidade grande, com um bom oftalmologista. Dois dias depois de chegar em Timisoara mudamos os planos novamente, e pegamos um trem para Budapeste - Hungria.

Chegamos em Budapeste depois de longas 5 horas de viagem e fomos direto ao veterinário. Tinha lido excelentes indicações sobre essa oftalmologista (Dra. Szucs) então não pensei duas vezes. E logo que chegamos ela já mandou prepararem o Johnnie para cirurgia (o que não estávamos preparados psicologicamente para que acontecesse!). E depois de uma hora peguei meu cachorro, completamente dopado pela anestesia, com o olho costurado, e uma previsão de 3 semanas para recuperação!

Planos... Para quê? Eu aluguei um apartamento no centro de Budapeste, em excelente localização. Mas infelizmente não era muito funcional... Muito pequeno, quente, sem ventilação... Tudo o que era péssimo para a recuperação do Johnnie... e a minha... que já estava a uma semana sem dormir direito... Então, com a previsão (não vamos mais falar em planos ok?) de ficar em Budapeste pelas próximas 3 semanas, decidi mudar de lugar e achar um apartamento completo, com boa cozinha, ar condicionado, varanda, etc. Então achei um apartamento, afastado do centro, mas excepcional! Lá podia ficar tranquila ao deixar o Johnnie sozinho quando precisasse sair... Não morremos de calor (porque preciso confessar... a Europa nesse momento se transformou em África!)... e eu passei a cozinhar para o Johnnie. Decidi cortar a ração porque ele estava vomitando com todas...

Budapeste... É definitivamente a cidade mais linda que passei em todas as minhas viagens (depois de Paris, claro!)... Comida boa, vinho bom (cerveja não...), gente bonita.... Vou dizer que cheguei até a procurar uma pós graduação para fazer lá ao invés de Paris (para vocês verem como gostei da cidade!)...

A cidade é dividida em dois lados, Buda e Peste. O centro histórico e a maioria das atrações turisticas estão em Peste (onde estava o primeiro apartamento que aluguei). Fui então conhecer o mercado central... muito bom, mas com preços para turista!



Passear pela margem do rio é muito gostoso... do lado de Peste tem um calçadão cheio de árvores... com praças e bares...



Dei a incrível sorte de encontrar novamente com o casal de americanos, Bob e Patty, que conheci no passeio para Plitvice (contei nesse post). Saímos para jantar e passear por Budapeste a noite (o que é incrivelmente lindo!).

Os dias que se seguiram foram absurdamente quentes, com temperatura chegando a 41º... Então eu aproveitava bem cedo para passear e depois voltava correndo para o ar condicionado...

Um dia a noite saí para andar de bicicleta com o dono do apartamento... fomos conhecer Margaret Island. É incrível como uma ilha no meio do rio, pode ser tão grande e tão agradável! Os dias no verão aqui na europa são longos... muito longos! Até dez da noite ainda está claro... então tivemos bastante tempo para andar pela ilha! Super vale a pena!


Outro lugar que amei foi o Castelo de Buda, ou Palácio Real... Parece Versailles... e de lá você vai andando para outros lugares como o Bastião dos Pescadores e Matthias Church... Parece outra Budapeste... tranquila... poucos carros... 







Géllert Hill fica do lado de Buda também... tem uma vista incrível da cidade. Quando eu fui, o antigo bunker usado durante a II Guerra Mundial estava fechado para visitação... mas li coisas boas a respeito então, se você estiver por lá, gaste um tempinho conhecendo!




Outra coisa gostosa de fazer é cruzar as pontes que ligam um lado ao outro... elas são completamente diferentes  umas das outras... com esculturas muito lindas!

E por último... informações importantes... Comer em Budapeste é muito barato... então experimente o frango com molho de páprika e o goulash... e tudo mais que você tiver tempo para provar! Faça suas compras durante a semana... a maioria das lojas (exceto no centro histórico) fecham no sábado depois do almoço e só abrem na segunda... isso inclui supermercados!


Vou deixar mais umas fotos de Budapeste... e no final as poucas que consegui tirar de Timisoara... Quem sabe voltaremos para Romênia... Não tão cedo... Porque os planos... mudaram de novo saindo de Budapeste... Mas isso fica para o próximo post!













----------------------Timisoara------------------------





3 comentários:

  1. O que eu gostei em Budapest foi dessas esculturas integradas aos pedestres - são esculturas que ficam no meio do povo, muito mais legal do que só em pedestais... Cidade incrível, pena que a língua é impronunciável - trema que não acaba mais... :)

    Ah, o blog melhorou com o contraste que aumentou - agora as letras aparecem bem melhor. Parabéns prima!

    ResponderExcluir
  2. Adorei também a integração da cidade com o rio, as pontes, os barcos...
    Eu moraria também lá, se o húngaro fosse mais "falável"...
    Ah, a as esculturas no meio do povo, também aparecem em diversos lugares, na Croácia e na Europa. Aqui no Brasil já temos algumas, tipo o Drummond de Andrade no Rio, Bardot em Búzios, em BH tem algumas na Savassi. É muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah eu amei as esculturas... muito modernas, divertidas... interativas!!! e Budapeste é fenomenal... pra mim ficou na lista como top 2, depois de Paris...

      Excluir