domingo, 25 de janeiro de 2015

Passagens Cobertas de Paris

Ei gente... mais uma semaninha que passou e tô aqui pra contar os acontecidos!
Quarta-feira nevou! Não foi aqueeeela neve né... foi uma geada... mas foi o suficiente pra me fazer feliz! Tava indo pra escola 8:00 da manhã, de noite aqui ainda, e deu pro meu casaco ficar com pontinhos brancos de neve!

Sábado fui levar o Johnnie no veterinário, precisava correr pra ele tomar logo a vacina anti-rábica e não perder todo o processo de exame e atestado, que tivemos que fazer antes de vir pra cá (contei mais em outro post). Consulta marcada para 9:30 saímos de casa debaixo de uma chuvinha e, o Johnnie que não anda muito bem da garganta, dentro da mochila pra não se molhar.

O veterinário foi bem simpático e atencioso, e eu (pasmem!!!) consegui falar tudo com ele em francês! Deu as vacinas, examinou a garganta do Johnnie e eu consegui até pedir (ahãm, em francês também) o colírio pro olho dele que tava acabando... e no final de tudo, saímos de lá com o tão esperado Pet Passport!
Muito chique meu cachorro!!!
Toda a documentação que tiramos no Brasil é válida por 4 meses, mas a vacina de raiva do Johnnie vence em fevereiro e se eu deixasse vencer ele não poderia entrar na Croácia porque a autorização perde a validade com o fim da vacina e eu teria que começar o processo todo de novo! Fique atento para isso, se você vai viajar com o seu pet por mais de um mês na Europa, passando por diferentes países, é bom ir atrás de um veterinário e tirar o passaporte. Tudo fica mais tranquilo. Mesmo que a documentação que você trouxe do Brasil seja válida (mantenha ela com você já que lá existe o resultado da sorologia e aquilo é o mais importante!), a preferência dos agentes migratórios é pelo passaporte europeu.

Depois do veterinario fomos aproveitar e conhecer um pouco das "Passagens" aqui de Paris. Essas passagens são muito antigas, ligam uma rua à outra, ou algumas vezes três ou quatro ruas, e antigamente serviam para proteger os pedestres e animais das chuvas. O comércio foi se instalando e hoje, passear por essas galerias cheias de história, ladrilhos maravilhosos, livrarias antigas, relógios centenários, é passear no tempo! Eu escolhi 10 galerias (existem mais, talvez para um próximo post) que mostro um pouquinho em fotos:

Galerie Vero-Dodat
Fica no 1arrondissement, entre a Rue Jean-Jacques-Rousseau e a Rue do Bouloi. É datada de 1826 e está inscrita como monumento histórico. Lá existem 3 lojas Christian Louboutin e essa fila na frente da entrada era pra entrar na loja...


Passage du Bourg-l´Abbé
Fica no 2 arrondissement, entre a Rue Saint-Denis e a Rue de Palestro. Ela é datada de 1828. Não tem muitas lojas chiques, mas tem seu charme! Destaque para a loja de discos antigos.


Passage du Grand Cerf
Fica no 2 arrondissement, é como se fosse uma continuação da Passage du Bourg-l´Abbe ligando à Rue Marie-Stuart. Ela é datada de 1825. Cheia de lojas de móveis antigos e artesanatos.


Essas 3 primeiras estarão para sempre no meu coração e memória porque passo por elas todos os dias para ir e voltar da escola.

Passage Molière
Pertinho das 3 acima fica a Passage Molière. Estava em reforma então não posso falar muito... poucas lojas, bem curtinha... Liga a Rue Saint-Martin a Rue Quincampoix. Ela é datada de 1791.


Le Passage des Princes
Fica no 2 arrondissement e liga a Rue de Richelieu ao Boulevard des Italiens. Ela é datada de 1860. Cheia de lojas de brinquedos para crianças... linda!

Passage Choiseul
Fica no 2 arrondissement e liga a Rue des Petits-Champs à Rue Saint-Augustin. Ela é datada entre 1825 e 1827. Boa pedida para quem busca sapatos! Foi reformada em 2013 então não tem muito aquele ar antigo...

Galerie Vivienne
Fica no 2 arrondissement e liga a Rue des Petits-Champs à Rue de la Banque. Ela é datada de 1823. Linda do começo o final mas prepare o bolso se quiser comprar algo... Sem dúvida vale a pena a visita!


Passage des Panoramas
Fica no 2 arrondissement e liga a Rue Saint-Marc ao Boulevard Montmartre. Ela é datada de 1800 e é patrimônio histórico. Bem grande, com várias lojas e restaurantes, sem perder seu charme de época.


Passage Jouffroy
Fica no 9 arrondissement (no limite com o 2) e liga a Rue de la Grange-Batelière ao Boulevard Montmartre (do outro lado do Boulevard está a Passage des Panoramas). Ela é datada de 1845 e tem lojas incríveis. Vale a visita ao Musée Grévin e depois uma parada para um café na Pasticerie ao lado (eu não fui porque estava com o Johnnie e ele era proibido de entrar...)

Passage Verdeau
Fica no 9 arrondissement (no limite com o 2) e liga a Rue de la Grange-Batelière à Rue du Faubourg-Montmartre. Ela é datada de 1847. Tem todo um charme de época e lojas incríveis!



Passage Colbert
Vai ter que ficar para uma próxima porque eu não consegui achar a entrada!!! O endereço do Google era do Hotel Colbert...

Dá pra fazer todas essas galerias a pé... são próximas e assim você aproveita para passear por Paris!

E pra não perder o hábito de fotos do Johnnie (porque ele estava completamente molhado neste dia por causa da chuva então acabou ficando na mochila), vai uma do passeio deste domingo de manhã!




E porque eu falei tanto francês no final de semana, mereço uma comemoração especial (tá bom mãe, tudo é desculpa pra beber... rsrsrs)! O couscous fui eu que fiz tá!




domingo, 18 de janeiro de 2015

Longas Caminhadas


Olá gente! Queria começar contando que meu blog tá chegando em quase 1000 visualizações!!! E tem gente pedindo pra eu postar também em inglês... tamo ficando internacional!!!! 
Então depois de compartilhar esse momento "Criança Feliz" vou contar um pouquinho do fim de semana... porque essa semana não teve mais nada de agitada, só estudei horrooooores...

Sábado fomos marcar a consulta pro Johnnie com o veterinário, precisamos tirar o passaporte dele pra podermos viajar pela Europa, então, consulta marcada, partimos pro passeio. E, só deixando mais uma vez frisado que, só encontrei gente simpática... enrolo meu pouco de francês, peço desculpas, misturo um inglês, espanhol, e vamo que vamo!!!

Consulta marcada, partimos pra primeira parada: Île Saint-Louis. Infelizmente como era cedo muitas lojas estavam fechadas, mas a pequenina ilha no meio de Paris é realmente uma graça! Cheia de lojinhas e ruas pequeninas...


    

Antes da segunda parada um passeio às margens do Sena (e o Johnnie avança num cachorro que veio cheirar ele e eu tendo que pedir milhões de desculpas pra dona...)

 

Segunda parada, segunda ilha: Île de la Cité. Visita externa à Notre Dame

  
 

Fabio, achei seu cadeado!!!














Terceira Parada: uma passadinha turística na livraria...

 


Quarta Parada: Sorbonne

 

Quinta Parada: Jardins de Luxemburgo

 

Fizemos que nem o povo, deitamos nas cadeiras e aproveitamos o sol!

Sexta Parada, que na verdade foi só uma passada porque depois voltarei: La Grand Mosquée de Paris



Detalhe pro sustinho do momento: Abaixei no chão e comecei a tirar o Johnnie da mochila quando surgiram dois enormes e distintos guardas da Gendarmerie atrás de mim pra ver o que eu estava fazendo. Claro que sou muito esperta e vou inventar de mexer numa mochila na frente de uma mesquita!!!!





A volta incluiu uma passadinha pra comprar ração pro Johnnie e parada pra comer uma empanada (num restaurante onde não se fala nada de espanhol!). E depois de 24km caminhados (sim... e em alguns carregando o Johnnie nas costas...) chegamos em casa.
E na verdade contei tudo isso pra poder justificar todos os doces que comi essa semana... Porque aqui é Paris!!! Cada um mais lindo do que o outro... tenho que experimentar!

Religieuse au Chocolat
Choux Caramelisé

Recheio do Religieuse (impossivel descrever!)
Macaron Pierre Hermé
E pra finalizar meu longo livro, hoje foi dia de Marché aux Puces. Fui no maiorzão daqui de Paris, lá em Porte de St Ouen. Amei tudo que tinha de móveis vintage... queria comprar todos... Mas sinceramente, tudo muito caro... mesmo pechinchando...
 

 

 




E acabou! 
Mas pra não perder o costume... dica de hoje: Mercado de Saint Ouen... Dê uma boa olhada no site oficial e veja todos os mercados que existem... Saint Ouen é o bairro e é muito grande... não perca tempo nas lojas no caminho que vendem roupas e sapatos à la 25 de Março... e vá num dia de sol... porque algumas partes de alguns mercados são a céu aberto e se chover... já viu!

Uma musiquinha pra celebrar o amor e pra se sentir em Paris passeando pelas ruazinhas de Montmartre!!!

Bjs e fui!