terça-feira, 28 de abril de 2015

Museum of Broken Relationships - Museu dos Corações Partidos

Ai como eu estou atrasada com meus posts!!! Desculpem mas foi meio uma correria esses últimos dias, muitos passeios, chegando em casa de noite, tendo que procurar apartamento para a próxima parada...
Mas aqui estamos novamente, para contar como foi a visita nesse museu... Em Zagreb!


Eu gostei muito, achei legal que eles ganharam alguns prêmios e reconhecimento cultural, já que a maioria dos museus expõe obras de artistas conhecidos e eles expõem a vida das pessoas, o sofrimento e muitas vezes a libertação, a fase mais difícil depois de um sofrimento (nossa, que profundo!). As pessoas contam as histórias sobre o objeto que deixaram no museu da forma que preferem, algumas citam nomes completos, algumas só a inicial, algumas contam uma história tão longa que eu precisei tirar várias fotos (essa com certeza seria eu!) e outras contam somente uma frase... Vi gente chorando ao ler as histórias (mulheres, claro!), me emocionei com algumas, me identifiquei com uma, e no final tem um livro onde você pode deixar sua história ou escrever algo sobre o museu. Eles também emprestam, na entrada, um livro, com as traduções das histórias em português.

O caminho no museu começa com histórias sobre relacionamentos que não deram certo, entre pessoas de sexos opostos ou do mesmo sexo, que terminaram de uma forma dolorida ou com uma amizade mantida (não acreditava que isso fosse possível até ler algumas histórias!). 

Esse será outro post longo porque serão várias fotos e vou tentar traduzir resumidamente algumas histórias pois estão todas em inglês, então aí vamos nós. Ah, quando eu falar "a pessoa" é porque não tem como saber se é um homem ou uma mulher contando a história ok?



Tipica paixão... se conheceram, a pessoa deixou o namorado de 3 anos pelo cara, passaram 3 meses juntos e não se desgrudavam, ele deixou essa bola que era importante pra ele no apartamento da pessoa e... sumiu. Um ano depois mandou um email pedindo desculpas pelo comportamento.


Amor à distância, compraram essa centopéia para que, cada vez que se vissem, arrancassem uma perninha. Quando todas as pernas fossem arrancadas seria o momento de começarem uma vida juntos... A relação terminou antes que a centopéia virasse uma "inválida"...


Explosão de raiva... Ela chamou a namorada para morar com ela. Foi a primeira pessoa que ela deixou entrar no apartamento. Alguns meses depois a dona do apartamento foi chamada para trabalhar nos EUA mas a namorada não podia ir junto e disse que não conseguiria ficar 3 semanas sem vê-la. Ela voltou depois de 3 semanas e a garota tinha se apaixonado por outra pessoa! Durante um feriado, enquanto a ex estava curtindo a nova namorada, ela comprou o machado e a cada dia destruía os móveis que a ex deixou no apartamento e que ainda não tinha ido buscar. Duas semanas depois a ex voltou e só pôde levar os móveis em pedaços... da mesma forma como estava a alma da outra pessoa.




Quando a pessoa se esforça para que o relacionamento dê certo, mas ela é a única a querer... Entre indas e vindas, duas pessoas que serviam ao exército de países diferentes e tentavam se encontrar e ficar juntas (ou pelo menos uma delas queria...). O jogo foi comprado após ouvir histórias sobre como ela era imbatível nele e viajou o mundo na mochila, na esperança de um dia ser jogado. Então no retorno para casa ela pediu paciência pois precisava organizar algumas coisas com a familia e filhos, e nunca mais respondeu os emails e telefonemas da outra pessoa.


Relação de um ano, o cachorro deixou mais coisas pra trás do que o ex namorado



O Snoopy foi dado como presente no aniversário de 17 anos dela. Eles viveram juntos por 30 anos, tiveram filhos e construíram uma história. Ele se apaixonou por outra mulher, deixou a esposa e disse que nunca a amou durante os 30 anos que passaram juntos.


Canalhas existem em todas as nacionalidades...  Eles se conheceram num bar e se apaixonaram. O cara morou durante 2 meses com a pessoa e de repente sumiu. Deixou uma garrafa de água no formato da Virgem Maria (que ele dizia que tinha trazido na esperança de encontrar um amor) e um bilhete de adeus. O que ele não sabia é que a pessoa já tinha visto dentro da mochila dele um saco com várias dessas garrafas... 

Carta de suicídio da mãe: "Querido H, escrever uma carta nestas circunstâncias é quase impossível. Desejo à vocês toda prosperidade possível. E muito amor e felicidade. Mamãe"

Vou deixar mais umas fotinhos com outras histórias no final... Mas tinha muito mais coisa que as fotos que estou postando aqui. É um lugar que realmente vale a pena visitar!















terça-feira, 21 de abril de 2015

Muitos acontecimentos....

Bom gente, resolvi adiantar o post de domingo porque estamos partindo de Zagreb amanhã, então no domingo que vem contarei notícias de Zadar!

Quinta-feira fui no ballet, pela primeira vez!!! Fui assistir Ana Karenjna... lindíssimo!!! e o teatro é lindo também, tem um jardim cheio de tulipas... mas nada de fotos... tava sem celular..

Sexta-feira o Johnnie começou a ficar mal do estômago, então fui com ele no veterinário. Aqui fica o momento "super indico". Se você estiver em Zagreb e precisar de veterinário, corra na Faculdade de Veterinária. O atendimento é ótimo! E conhecemos uma médica que é a doçura e cuidado no atendimento em pessoa: Dra Smit. Foi lá que tirei aquela foto do post anterior.. 

Aparentemente o Johnnie gostou muito do lugar... voltei lá mais umas 3 vezes... e depois de exames de sangue, rx, fezes, etc etc etc... Ele está com giárdia... uma porcaria de verme microscópico que vem causando tudo que ele tem... Bom, hoje foi nosso último dia lá, então estamos com remédios e preparados para a viagem amanhã. Ele está melhor, brincando... mas ainda com o refluxo estomacal... vamos esperar o tratamento da Giardia acabar pra ver se isso melhora...


Domingo foi dia de almoçar com o pessoal da minha família daqui... e sinceramente, mesmo com todas essas idas e vindas em Zagreb, conhecê-los foi a melhor parte. A Neda me proporcionou experimentar delícias, me contou histórias, me apresentou o ballet, e o Mladen estava sempre me dando dicas, me ajudou com a cidadania, me fez rir... Familia!

Como eu disse antes, voltei na faculdade algumas vezes... uma delas na segunda. O Johnnie passou a noite toda do domingo vomitando, então voltei lá e aproveitei pra conhecer a sala de medicação... passamos o dia com o Johnnie tomando soro... Mas sinceramente a médica dele foi excepcional. Sabe quando você confia de olho fechado no médico? Pena que não dá pra levar ela junto com a gente...

Hoje, pra variar, voltamos na faculdade mas rapidamente... só para a Dra Smit dar a última avaliada e fomos dispensados! Johnnie precisa de repouso então eu fui conhecer o que não consegui conhecer de Zagreb na última semana... Infelizmente não deu tempo pra ver tudo... quem sabe fica pra próxima!




Mãe reconhece a plaquinha?!?!?!
Hoje eu fui também no "Museum of Broken Hearts", mas vou precisar fazer um post separado... foram algumas fotos... E como junto com cada objeto tem uma história, precisei tirar foto pra vocês entenderem também, então farei um post só do museu...
E para o último dia, aproveitei para comer pela segunda vez, uma coisa que descobri aqui em Zagreb. Chama "Fritule"... uma mistura do nosso bolinho de chuva com a massa do sonho... ai bom demais!!!

E é isso galera.... vou terminando esse post e logo logo posto o do museu... O lugar é realmente demais!!!

Beijos e até a próxima



sábado, 18 de abril de 2015

Zagreb em uma semana

Post adiantado? não... na verdade atrasado... este deveria ter sido publicado domingo passado... mas eu acabei chegando em casa super tarde, publiquei o de Rovinj antes... e, com o lindo tempo que tá lá fora hoje, chuva e sensação térmica de 4º, resolvi ficar em casa e escrever meu post!

Bom, o que dizer de Zagreb... Chegamos aqui na quarta-feira passada, e sinceramente ainda não vimos muita coisa... Fez um calorão essa semana, chegou a 24º, e o Johnnie não consegue andar... então estamos fazendo os passeios com calma... voltamos pra casa normalmente umas 3 da tarde, almoçamos, e a tardezinha saímos para dar um passeio aqui pelo bairro.

O dia começou mesmo na quinta -feira, fomos andando até uma das lojas daquela rede Pet Centar (falei um pouquinho neste post) que tem aqui perto do apê que eu aluguei. Falando no apê, uma graça! Super confortável, espaçoso, bem localizado. A única coisa ruim do AirBnb é a taxa de serviço que você tem que pagar, que é um percentual sobre o valor do aluguel, então dependendo do preço, a taxa acaba saindo bem cara, mas todos os apartamentos que eu aluguei até agora foram nota mil!

Sexta-feira levei o Johnnie para um banho, porque depois de todas as caminhadas nas pedras em Pula, ele estava a própria sujeira ambulante, e fomos andando até a praça Jelacica (já aviso que todos os nomes não serão escritos corretamente porque meu teclado não me permite colocar os acentos em cima de consoantes... ele não entende que isso é possível no croata!). É o ponto central de Zagreb, a praça principal. Grande, bonita, cheia de cafés e com uma estátua do Conde de mesmo nome. Aqui vai a parte engraçada, é comum as pessoas combinarem de se encontrar "embaixo do rabo do cavalo"... é um ponto de referência... mais específico que isso impossível!


Sábado foi dia de curtir o sol no Lago (Parque) Jarun. Fantástico! Praia de pedras, espaço para churrasco, canoagem, bares, até praia de nudismo tem! Super Pet Friendly, o Johnnie andou por todos os lados, até na lagoa ele arriscou enfiar as patinhas!!!!






Detalhe: nenhum dos bares serve comida, então se você, assim como eu, não levar lanche, ou não for fazer churrasco, e resolver passar o dia, pode tentar conversar com o dono do bar e ver se ele não pede uma pizza pra você! Comigo funcionou... rsrsrs

Detalhe 2: cachorros podem andar de ônibus e tram aqui em Zagreb... o Johnnie vai sempre na mochila mas eu vi algumas pessoas carregando os cachorros no colo, então estamos começando a nos sentir mais à vontade e andar sem a mochila...

Domingo foi dia de conhecer uma parte da família de segundo grau que eu tenho aqui. E para você que nunca soube de onde vem meu sobrenome Jurza que você nunca conseguiu falar... tá aí!!! Croácia!!! O país onde o acento vai na consoante e não na vogal... hahahaa... brincadeiras à parte, passei o domingo conhecendo esse lado da família e ouvindo histórias... e só isso pra mim sinceramente já valeu a pena ter pisado em Zagreb! Depois posto foto com eles... ainda não tenho nenhuma...

Segunda feira fui tentar correr atrás da papelada pra tentar tirar minha cidadania croata... mas sabe aquela história que timming é tudo?? Então... eu até tenho direito porque meus avós são nascidos na Croácia, precisaria levantar vários documentos, traduzir para o croata... mas depois que a Croácia entrou para a União Européia, as coisas ficaram mais difíceis... e agora eu preciso fazer uma prova de conhecimentos gerais e cultura... em croata! Aí não dá né gente... aprender outra língua agora, depois de 3 meses de estudo focado no francês... fica pra próxima... quem sabe!

Terça-feira fomos passear lá pela parte alta (ou antiga) da cidade... Se você começar o passeio pela Catedral ...




...consegue ir andando por várias ruazinhas lindas, descobrindo cafés e praças super gostosas, até chegar na Rua Tkalciceva. 
Um calçadão repleto de bares e restaurantes dos dois lados! No verão deve ficar lotado!!!


E aí você continua o passeio pela cidade alta, o que faremos na segunda feira!!!

Quarta feira foi dia de resolver umas coisinhas da nossa próxima parada: Zadar (praia novamente!!!), pesquisar e alugar apê, comprar passagem de ônibus, essas coisas...

E Quinta-feira... bom, fica pro próximo post... mas pra deixar a curiosidade falar mais alto... tudo começou neste lugar:


Entendeu? não?!? Então espera semana que vem!!!

bjs