quarta-feira, 27 de maio de 2015

Sarajevo rocks!!!

Sério, muito sério! Sarajevo é animal, fenomenal, incrível, adorável, cultural, jovem, tem algo no ar que te faz sentir bem, muito bem! Você conversa com as pessoas, mesmo as que viveram lá durante a guerra, e sente que todas elas seguiram a vida. Não querem ficar vivendo de um passado triste e devastador... A guerra marcou a vida de todo mundo, mas eles escolheram fazer da cidade um lugar melhor ao invés de ficar remoendo marcas do passado, então alguém sempre tem uma história pra contar, mas de uma forma que faz você acreditar que tudo pode mudar para melhor!!! Sarajevo é de longe, muito longe, a mais bonita e agradável de todas as grandes cidades que passei!

Mas antes de tudo, preciso contar como chegamos lá! Pegamos um trem, saindo de Mostar as 7:00.


Eu li em alguns blogs que o trem poderia ser perigoso, que seria melhor pegar um assento normal ao invés de cabine porque, como o trem pára em algumas estações pelo caminho, pessoas poderiam entrar para assaltar os passageiros e fugir facilmente... bom, eu entrei diretamente no vagão das cabines... sem saber! Como a mala estava muito pesada, mais o Johnnie e a outra mala, decidi procurar uma cabine com alguém que eu "fosse com a cara". Então achei um casal de idosos e, como eles não se incomodaram com a presença do meu cachorro, foi lá que viajamos! Sinceramente não vi nada acontecer, ninguém ser assaltado, nada disso! E a viagem de trem realmente vale a pena... pelo preço e pela paisagem. E 3 horas depois chegamos em Sarajevo. Não existe nenhum anúncio, nenhuma placa chegando na estação, nada. Só a placa da estação, e se você não ver já era... porque o trem continua viagem! Então fique atento!

O apartamento que eu aluguei é do lado da estação de trem e super perto de todos os outros pontos históricos, então fica aqui a dica! Outra dica também é da Faculdade de Veterinária. Eu queria fazer um exame de sangue no Johnnie para ter certeza que ele não estava com pancreatite, como a médica em Dubrovnik tinha suspeitado, então corri lá. Infelizmente o inglês não é tão usado na faculdade, mas achei um médico que tinha um inglês razoável e conseguimos nos comunicar bem. Os exames ficaram prontos em meia hora e adorei o atendimento! E no final o Johnnie não tinha pancreatite!

Eu não tinha muito uma programação em Sarajevo... mas um passeio eu sabia que não podia sair de lá sem fazer: o do "Tunnel of Hope". Eu vou deixar a indicação do cara que foi meu guia, mas existem vários outros se você procurar na internet... os preços são praticamente os mesmos...

O tour começou as 15:00, embaixo de chuva (que durou quase todos os dias que fiquei em Sarajevo...). Conforme íamos passando por alguns lugares o guia ia me falando para prestar atenção em determinados prédios, que eu veria algumas histórias sobre eles depois. O túnel fica numa parte rural de Sarajevo, uns 25 minutos dirigindo... Durante a Guerra, Sarajevo ficou completamente cercada, sem comunicação, as pessoas não conseguiam sair da cidade (que é totalmente rodeada de montanhas), então o tunel foi construído para servir como único meio de ligação para fora da cidade, ou para trazer coisas para dentro da cidade. Ele não era usado para fugir, já que toda pessoa que passasse por ele precisaria de uma autorização especial do governo.

O tunel começou a ser cavado dos dois lados simultaneamente e, uma parte interessante da história, o lado rural usava madeiras da floresta, o lado urbano usava ferro para a estrutura. Isso pode ser visto claramente nessa pequena réplica que fica dentro do museu:


O tunel tinha 800m, mas você pode visitar só uma parte, deve ter uns 10m... Mas é uma parte original, e é muito louco de imaginar como as pessoas andavam lá... o túnel tinha partes com altura de 1,60m e outras com altura de 1m... no alto passavam cabos de petróleo e eletricidade e muitas vezes ele estava sempre alagado... por isso o risco de ser eletrocutado era muito alto!


A entrada original do tunel não é a mesma do museu... 

A que era usada fica do outro lado da rua, e está num prédio abandonado, completamente coberto por plantas...



E lá é possivel ver uma das "Rosas de Sarajevo"... são marcas feitas no chão por bombas, que foram pintadas de vermelho (em alguns lugares da cidade os buracos foram preenchidos com resina vermelha). Dá pra ver claramente onde foi o impacto da bomba, o espaço de ar liberado com a explosão, e os buracos na sequência são dos estilhaços... Impressionante!

Saindo de lá o passeio continua por entre as montanhas, fomos ver o lugar onde as Olimpiadas de 1984 foram sediadas, o hotel que era usado pelos atletas... 


E continua por outros lugares, como o antigo cemitério judeu que foi usado pelos Sérvios como ponto para os atiradores, algumas áreas que ainda possuem minas terrestres, a estátua que foi feita em homenagem à Gavrilo Principe, o cara que matou Franz Ferdinand e a esposa Sophia (fato que deu início à Primeira Guerra Mundial). 





Infelizmente o tempo estava muito ruim e algumas fotos ficaram meio escuras... o tour dura 4 horas e posso dizer que valeu a pena cada minuto!

No dia seguinte continuei minha caminhada, embaixo de chuva, por outros prédios de Sarajevo, até que me deparei com o da Prefeitura, que era usado antes da Guerra como Biblioteca. As pinturas no teto são impressionantes...




E quando você chega no subsolo tem uma exposição sobre Sarajevo, de 1914 a 2014, com fatos importantes e fotos... E você vê como a biblioteca foi atingida e completamente queimada... Não dá pra acreditar que tudo aquilo que você acabou de admirar estava neste estado...


Outro lugar interessante é a esquina, perto da Latin Bridge, onde Franz Ferdinand e a esposa foram assassinados... tem uma placa indicando o lugar e um museu bem legal!



O memorial em homenagem às crianças que foram mortas durante a Guerra... as marcas de pés na fonte foram feitas por outras crianças, parentes das vítimas. O monumento simboliza a mãe protegendo seu filho...


É isso... Sarajevo é feita de gente que anda para frente, que não se prende ao passado. Que se recupera. Que tem orgulho, patriotismo. De gente que passou 4 anos se defendendo de ataques para não ser dominado, com números de armas e soldados absurdamente desiguais... Eu poderia escrever muito mais... Mas o post já está bem longo... então deixo o resto para as fotos. Mas o que quero com esse post de verdade é que, se algum dia você teve dúvidas em ir para Sarajevo, não tenha! Posso garantir que você será muito bem recebido e acolhido!

Semana que vem o post será na Sérvia!!

Abraços