domingo, 12 de julho de 2015

Dirigindo pela Europa

Oi gente!
Bom, como eu disse no último post, resolvi escrever sobre como foi dirigir por alguns países, cruzar algumas fronteiras e deixar algumas informações úteis... que não dá para encontrar tão fácil por aí!

Bom, esse é o mapa do trajeto que fiz com o carro, desde que saímos de Belgrado e devolvendo ele no mesmo lugar 30 dias depois. Lembrando somente que os endereços não são exatos, são somente as cidades pelas quais passamos!

Começando com informações importantes. Farol ligado para andar de carro na Sérvia, mesmo dentro da cidade. Você pode tomar uma multa se não estiver ligado... O pedágio na Sérvia funciona da seguinte forma: primeiro você passa por uma cabine e retira um tiquet. Quilômetros depois você vai passar por outra cabine e, dependendo do quanto você dirigiu até esta cabine é o valor do pedágio que você vai pagar. Infelizmente não lembro quanto paguei... mas pode usar cartão de crédito!

A primeira fronteira que atravessamos foi da Sérvia para Bulgária. A checagem de documentos foi tranquila, o guarda pediu meu passaporte e os documentos do carro. Depois você precisa parar em outra cabine para fazer o controle de bagagem, e foi aí que pediram pela primeira vez o passaporte do Johnnie, mas foi muito tranquilo também, quando o guarda viu que ele tinha o pet passaporte europeu nem quis olhar direito. Logo depois você começa a ver alguns trailers vendendo "vignete". Eu não sabia o que era isso... Então parei em um posto Shell e pedi ajuda para um cara que estava esperando por alguém dentro do carro. A "vignete" é um adesivo que você precisa colar no vidro do carro para poder circular pelas estradas da Bulgária. Existem para vários dias, eu comprei para 7 e paguei 5 euros. Nenhum guarda me parou na estrada para verificar... mas quando eu estava voltando da Turquia fui parada. E eles conferem a data inicial, porque quando você compra a pessoa do posto já faz a marcação correta, então assim que cruzar a fronteira já pare em algum posto para comprar isso!
Dirigindo na Bulgária sempre com o farol aceso também.

As únicas estradas da Bulgária que são boas são as Highways, mas muitas delas estão em reforma, então em alguns trechos você precisa desviar por dentro de cidades, em outro anda somente em uma pista, e existem muitos caminhões dividindo a mesma pista com você... As estradas que cortam as cidades e principalmente a que pegamos de Tatul para Svilengrad, que passa pelas Montanhas Ródope (or Rhodope Mountains), são incrivelmente ruins, cheias de buraco e sem nenhum posto de gasolina. Você pode dirigir uns 50km sem ver ninguém... Mas são as paisagens mais lindas que já vi!


Ah, todos os postos de gasolina da Bulgária têm frentistas, você só precisa ver o número da bomba que ele usou para abastecer o carro e ir pagar dentro da loja de conveniências. Vale sempre dar uma gorjeta para o frentista porque depois de dirigir nessas estradas cheias de terra, ter o seu vidro limpo vale muito a pena!

Próxima fronteira: Istambul. Bom, essa foi complicada... contei um pouquinho nesse post. Informação importante... os pedágios na Turquia são automáticos, todas as cancelas ficam sempre abertas com a luz verde piscando. Eu achei, logo que cheguei, que estavam com problema, ou porque era domingo ficavam liberadas... Não é bem assim... Eles têm uma tecnologia super avançada no pedágio, então para evitar problemas, assim que cruzar a fronteira procure um posto para comprar o sticker. Existem dois tipos: HGS e OGS. Pelo que eu consegui entender, turistas precisam comprar sempre o HGS, porque o OGS debita diretamente em conta corrente o valor do pedágio, mas você precisa ter conta na Turquia... Então se você, assim como eu, não tem conta na Turquia... vai de HGS mesmo.


Na hora de passar pelo pedágio, só diminuir a velocidade e passar no "corredor" do HGS.
Onde eu comprei: na agência do correio. Levei meu passaporte e o documento do carro, mostrei para a atendente (que não falava uma palavra de inglês) as três letras escritas em um papel e ela fez tudo. Paguei 35 liras turcas (30 de crédito e 5 pelo sticker). Este valor foi suficiente para todo o trajeto que dirigi dentro da Turquia e ainda sobrou quase 4 liras...
Em quase todos os postos da Turquia você vai encontrar frentistas. As estradas são simplesmente perfeitas. 160km/h em Highways de 4 e 5 faixas!

Para percorrer o caminho de volta da Turquia para Belgrado, dirigi uma média de 500km por dia. Aproveitei para passar novamente por Sófia, rever meus amigos, e levar o Johnnie para um checkup, porque depois de todas essas viagens ele já estava dando sinais de fraqueza... o estômago que não melhorava, vomitou várias vezes, problemas no olho...
Então achei, em Sófia, uma clínica incrível. Vou deixar aqui a dica. Os médicos falam inglês fluente e seu cachorro pode fazer todos os tipos de exames (o Johnnie fez até ultrassom!) lá.

E depois de Sófia, voltamos para Belgrado. Devolvi o carro e no dia seguinte partimos com um transfer particular, de uma empresa que eu já tinha utilizado (Gea Tours) para Timissoara na Romênia.

E aí começa uma nova e longa história... com reviravoltas no meio... mas fica para o próximo post!

beijos

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