segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Viagem, Visto, Mudanças de Planos...

Resolvi fazer esse post um pouquinho antes da viagem para poder explicar desde o começo a história do visto recusado e contar sobre a mudança de planos que tivemos que fazer por causa disso...
Não quero fazer esse post para desanimar ninguém... acho que o grande problema no meu caso é que tentei um visto de longa permanência para visitante. Li em vários blogs casos de pessoas que conseguiram o visto de estudante facilmente!

Bom, no meu caso, um visto de estudante não se aplicava, porque vou estudar somente por 3 meses e para isso não precisaria de visto. Lendo as informações na página do Consulado Francês ficou claro que eu deveria tentar um visto de longa permanência para visitante (período sabático). Juntei toda a documentação e agendei minha entrevista. Eu não cheguei nem a pagar a taxa... a simpática da Solange já começou dizendo que aquele era o visto mais negado, que não passaria, que eu precisaria apresentar um projeto claro do motivo que me levava a querer passar um ano em Paris (juro que tentei explicar que um período sabático existe para ausência de projetos, etc etc etc). E então eu decidi não ficar dando murro em ponta de chifre de dragão... e mudei os planos!

Vamos ficar 3 meses em Paris pois meu curso já está pago e o apê alugado. E depois, o resto do ano viajando pela Europa e por onde o vento nos levar!!!!
Claro que depois dessa decisão tive que entender como faria isso já que o período máximo sem visto nos países da Europa é de 3 meses... e aí conto para vocês a "sacada genial":

Um país pode fazer parte do Espaço Schengen e não fazer parte da União Européia assim como pode fazer parte da União Européia e não fazer parte do Espaço Schengen! E claro que você deve estar com aquela cara de "quem é esse Schengen"...
Vamos lá: O Espaço Schengen faz parte de um acordo, de mesmo nome, firmado para que os cidadãos possam transitar livremente sem controle de fronteiras, através dos países signatários, respeitando o prazo de 90 dias sem necessidade de visto.
Os países que fazem parte do Espaço Schengen são:

Áustria
Hungria
Noruega
Bélgica
Islândia
Polónia
República Checa
Itália
Portugal
Dinamarca
Letónia
Eslováquia
Estónia
Listenstaine
Eslovénia
Finlândia
Lituânia
Espanha
França
Luxemburgo
Suécia
Alemanha
Malta
Suíça
Grécia
Países Baixos


Isso significa que para estes países não há necessidade de visto e você pode "rodar" entre eles durante 90 dias.
E é aí que entra a grande sacada da nossa viagem: Nós podemos permanecer até 90 dias, dentro de um espaço de 180 dias, e depois disso temos que sair do Espaço Schengen por 90 dias para então poder voltar. Esses 90 dias de estadia podem ser corridos ou intercalados.
Então com toda essa confusão dita, vou exemplificar como serão os primeiros 6 meses da nossa viagem:
Os primeiros 90 dias na França (Espaço Schengen), depois vamos passar 90 dias entre países como Croácia, Bosnia, Servia, Romênia e Bulgária (que não fazem parte do Espaço Schengen). E aí, passado 180 dias desde nossa entrada podemos voltar ao Espaço Schengen. E no segundo semestre faremos uma mescla de países que fazem parte do Espaço Schengen como Alemanha, República Tcheca, e ficaremos fora em países que não fazem parte, como Inglaterra, Escócia e Marrocos.

Para os Países que não fazem parte do Espaço Schengen o controle é diretamente na fronteira. Se o oficial não gostar da sua cara e você não apresentar toda a documentação que ele possa te pedir para comprovar que você não será um imigrante ilegal naquele país, ele te manda de volta... Sinceramente eu já passei pelo controle migratório na Escócia e não foi nada terrível. Acho que depois da entrevista no Consulado Francês até interrogatório no Irã fica fácil!!!

Então é isso gente... qualquer dúvida podem perguntar! Mais pra frente conto como foi a passagem por todas essas fronteiras e principalmente como foi passar por tudo isso com o Johnnie!


Nenhum comentário:

Postar um comentário