quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Preparativos da viagem (do Johnnie claro!)

Tirando a parte financeira, viajar sempre foi algo fácil pra mim. Escolho o lugar, compro passagem, reservo um albergue e é só curtição. Dessa vez, além da viagem ser muuuuito mais longa e para vários lugares, o pequeno de quatro patas vai junto. Sinceramente, dá um trabalhinho, mas vale a pena toda vez que olho pra ele e fico imaginando a gente pelo mundo.
Bom, procurei em vários sites, mas vários meeeesmo, e vou tentar dar uma resumida em tudo que eu fiz com as informações mais atualizadas possíveis!
Lembrando somente que nossa viagem é inicialmente para Paris (as regras não mudam dentro da União Européia, mas existem algumas particularidades para alguns países), então se você for para outro lugar, sugiro dar uma lida na página do Ministério da Agricultura.

1º passo - Microchip


O Johnnie não veio com microchip e eu nunca pensei em colocar, já que ele não funciona como um gps como algumas pessoas pensam, e a leitura só é possível com um aparelho próprio, o que não existe em qualquer pet da esquina. 
Fomos então à veterinária dele para implantar o microchip e colher o sangue para o exame sorológico (que explico no 2ª passo).
A colocação do chip é super rápida, e ele não sentiu nadinha de dor. O chip fica na parte de cima do pescoço, perto da nuca, e tem todas as informações do cão e das vacinas que ele tomou. Esse chip é necessário porque fora do país eles não "lêem" a carteirinha de vacinação, eles só aceitam essa leitura do chip, então é bom se programar com isso se o seu cachorro não tem o microchip implantado. Coloque aí um gasto de uns R$300,00.

2º passo - Exame Sorológico


Depois da colocação do chip vem o exame sorológico. Este exame é necessário porque a raiva no Brasil não foi erradicada, então você precisa atestar que seu cachorro não tem essa doença. Existe hoje somente um laboratório autorizado no Brasil a fazer este exame: Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo. Não se preocupe em levar o sangue até lá. O veterinário colhe o sangue do animalzinho e manda diretamente pra eles.
Aqui existe um ponto de atenção: O exame deve ser feito 30 dias depois da vacinação contra raiva,  MESMO que seu cachorro esteja com a vacinação em dia, após a colocação do chip ele precisará ser vacinado novamente! 
O exame tem que ser feito no minimo 90 dias antes da sua viagem, então programe-se com antecedência. O resultado demora em torno de 20 dias úteis, e se você pedir a entrega do resultado pelo correio ainda pode contar com uma greve pra atrasar sua vida, como aconteceu com a gente!
Coloque aí mais uns R$400,00.

3º passo - Treinamento

 Aqui foi uma escolha minha. Vi alguns blogs de gente falando que o cachorro ficou muito estressado, que o gato deixou de comer... Fico imaginando: Óbvio! Você pega o bicho e enfia ele numa gaiola por no mínimo 8 horas como espera que ele fique?! Bom, o Johnnie frequentava uma creche para cachorros aqui em São Paulo (Coisa de Cachorro Day Care e Hotel) e a dona é adestradora, então peguei umas aulinhas para ensiná-lo a ficar na caixa. O que a Camila sempre me dizia é que ele precisava entender que aquela caixa era um lugar seguro, e assim ele poderia ficar lá por horas. Ele precisava mesmo já que teremos 11:30 de vôo até Paris, mais uma hora antes do vôo e o tempo do desembarque (que confesso: tenho dores de barriga, insônia, até sonhei que o avião tava caindo em alto mar e eu tentando achar o Johnnie no meio das malas!).
Começamos então o treino, uma hora por dia, uma vez por semana. Depois de um mês eu treinava com ele todos os dias por uma hora. Depois de dois meses ele ficava 3 horas dentro da caixa. Hoje, 25 dias antes da viagem, ele já fica 10 horas dentro da caixa sem reclamar!
Um truque ótimo que faz ele passar um tempo se distraindo: uma bola de brinquedo com pedacinhos de biscoito. Vende em qualquer pet shop grande e tem no tamanho grande e pequeno!

E preciso confessar que depois de todo esse tempo e investimento, não existe recompensa maior do que ver essa cena:
Deitadinho esperando a faxina na casa acabar!

Algumas companhias aéreas permitem que o cachorro vá dentro da cabine, em uma daquelas bolsas de transporte. Eu conheço meu cachorro e sei que se ele tivesse que passar onze horas embaixo do banco, enfiado em uma bolsa, sentindo meu cheiro e sem saber porque não poderia sair dali, a viagem seria desesperadora para ele. Mas ele é um cachorro muito tranquilo e, com o treinamento na caixinha e depois de uma longa conversa com a veterinária, tenho certeza que o melhor e mais confortável para ele é ser despachado no compartimento de bagagens. E aqui vale ressaltar que seu cachorro não irá solto no meio das malas. 
Existem regras e especificações para a caixa de transporte ser aceita  de acordo com a IATA (IInternational Air Transport Association - orgão que estabelece as leis para o transporte aéreo) e você precisa informar a cia aérea com antecedência que irá levar um animal (a Air France por exemplo carrega somente 3 animais por viagem) para que eles possam deixar avisado ao piloto que o seu animalzinho precisará de iluminação e aquecimento lá embaixo.
Este link mostra como calcular o tamanho ideal da caixa para o seu peludo e tem mais informações em português sobre as especificações da caixa segundo a IATA.

4º passo - Emissão do CZI

Aqui já é a parte final para a permissão de embarque e vôo para o seu animal. Nós ainda não fizemos a nossa (ansiedade nivel hard!), mas já está marcada para o dia 26/12, 3 dias antes da viagem.
Bom, considerando que você começou os preparativos do zero, implantando o chip, depois dando a vacina anti rábica, esperando 30 dias para a coleta do sangue e depois de uns 20 dias úteis ter recebido o resultado, deve estar se perguntando porque a necessidade de fazer tudo isso antes de 90 dias da viagem. 
Esse tempo de 90 dias depois do exame (lembrando que estes 90 dias são contados a partir da data da coleta do sangue e não do resultado) funciona como uma quarentena.
O CZI só poderá ser emitido DEPOIS desta quarentena de 90 dias e você só poderá agendar a visita a uma unidade VIGIAGRO 10 dias antes da sua viagem. E deverá ter em mãos um atestado do veterinário informando que seu cachorro está apto a viajar e não apresenta nenhuma doença, com no máximo 72 horas de emissão ANTES da sua visita a VIGIAGRO além de outros documentos da viagem (Mais informações para emissão do CZI).

Confuso? Vamos então olhar na linha do tempo, da data da viagem para trás.
Nós vamos viajar dia 29/12. Então contamos 10 dias para agendamento do CZI (19/12), mais 90 dias da quarentena (19/09). Isso significa que se o exame do Johnnie tivesse sido feito depois desta data ele não poderia viajar, e ele já tinha a vacina anti rábica... se não tivesse o prazo seria muito maior,

5º e último passo - Embarque

No dia do embarque você precisa fazer o check in com 3 horas de antecedência. Se for despachar seu animalzinho ele poderá ficar com você ate uma hora antes do vôo, depois será levado para uma sala da Policia Federal para aguardar a hora do embarque.
Daqui pra frente não posso dar muitas informações pois esse tão esperado dia ainda não chegou. Então... aguardem novidades depois do dia 29/12!

#shihtzu#europa#paris#viajandocomanimais#avião#IATA

5 comentários:

  1. Nooossa! Quanta informação útil! Super ajuda a quem quer viajar com seu totó!

    ResponderExcluir
  2. Muito confuso será? Rs
    E a foto do johnnie na caixinha??? Ooootema!

    ResponderExcluir
  3. Ameeei! Mega detalhado ! Super bem escrito e mto util ! Arrasou baby !!

    ResponderExcluir
  4. Ah que demais ver o Johnnynho tão tranquilo dentro da caixa!

    ResponderExcluir