segunda-feira, 30 de março de 2015

Começando uma nova etapa!!!

89 noites, 864km caminhados (só na ida e volta pra escola!), 49.998 degraus (subindo e descendo) e... Acabou! Paris ficou para trás nesse sábado, 28/03. Saímos do apê umas seis da tarde e fomos diretamente pra Gare de Lyon. Fiquei lá batendo papo, em francês né, com uma senhorinha enquanto o Johnnie... fazia o que ele faz de melhor... dormir e observar:


2 horas esperando e o trem chegou e partiu no horário. Comprei uma cabine inteira (o que deve acontecer quando você viaja com um cachorro) no trem para Veneza



O espaço é bem ok, para uma pessoa e um cachorro pequeno... não consigo imaginar como é possivel dividir aquele espaço com mais duas pessoas DESCONHECIDAS! Rola até um mini lavabo dentro da cabine!


Quase 14 horas depois chegamos em Veneza. Como viajamos para Pula na baixa temporada os ônibus não funcionam com tanta frequência, assim como os Ferrys, então para evitar passar 6 horas dentro de um ônibus, peguei um trem para Trieste e de lá um ônibus para Pula
Demoramos 2 horas até Trieste, chegamos lá 12:50. Aproveitei para almoçar com um amigo italiano que me levou pra conhecer a cidade um pouquinho. Momento culinário: Coquille Saint-Jacques é o que existe DE MELHOR na face da Terra!!!



17:30 estávamos na rodoviária de Trieste esperando o ônibus para Pula, que saía (e saiu) as 18h.

                                                       

O ônibus partiu praticamente vazio! Eu e mais 5 pessoas...
Trieste é a última (grande) cidade da Itália na divisa com a Eslovênia. O ônibus cruza a Eslovênia (que está no Espaço Schengen, se você não lembra, falei um pouco sobre isso nesse post) e entra na Croácia, e foi aí, nesse ponto, que passei os 3 minutos mais apavorantes da minha viagem!
Quando o ônibus parou na fronteira, um guarda entrou e foi passando pelos poucos passageiros, que estavam todos com carta de identidade, até parar no meu assento: a mocinha com o cachorro, que pra variar dormia... Ele pediu meu passaporte, olhou a data de entrada em Paris e me perguntou algo, que não sei sinceramente que tipo de inglês era.. Quando conseguimos nos comunicar, ele resolveu frisar que eu estava no meu último dia permitido dentro do Espaço Schengen e me perguntou se eu estava ciente. Então eu disse que sim e ele simplesmente balançou a cabeça negativamente, bufou e saiu andando com meu passaporte. Nesse momento eu me vi sendo jogada para fora do ônibus, na fronteira, com meu cachorro e minhas malas ABSURDAMENTE pesadas, tentando sobreviver ao pelotão de fuzilamento!
E dois minutos depois o motorista, que não falava NADA de inglês, me entregou meu passaporte carimbado! Até agora não sei porque tanta coisa.... eu estava saindo do Espaço Schengen... se alguém tinha que me perguntar para onde vou, quem sou, o que faço, o que quero, esse alguém deveria ser o guarda na entrada da Croácia. Esse sim! Mas... ele nem me perguntou nada... olhou meu passaporte e carimbou minha entrada. E sabe o passaporte do Johnnie??!?! Eu podia estar carregando um cavalo dentro do ônibus... o guarda nem ligou! Nem quis olhar... nadinha!
E assim eu entrei na Croácia... um medinho básico para dar aquela valorizada... e duas horas e quinze minutos depois de sair de Trieste, nós chegávamos em Pula. A dona do apê que eu aluguei aqui foi buscar a gente na rodoviária (mais um "ufa" pra lista porque estávamos mortos de cansaço) e 22h já estávamos dormindo... 
O resto fica pro domingo que vem... dia de post sobre a primeira semana em Pula!

                                    




bjs




4 comentários: