terça-feira, 28 de abril de 2015

Museum of Broken Relationships - Museu dos Corações Partidos

Ai como eu estou atrasada com meus posts!!! Desculpem mas foi meio uma correria esses últimos dias, muitos passeios, chegando em casa de noite, tendo que procurar apartamento para a próxima parada...
Mas aqui estamos novamente, para contar como foi a visita nesse museu... Em Zagreb!


Eu gostei muito, achei legal que eles ganharam alguns prêmios e reconhecimento cultural, já que a maioria dos museus expõe obras de artistas conhecidos e eles expõem a vida das pessoas, o sofrimento e muitas vezes a libertação, a fase mais difícil depois de um sofrimento (nossa, que profundo!). As pessoas contam as histórias sobre o objeto que deixaram no museu da forma que preferem, algumas citam nomes completos, algumas só a inicial, algumas contam uma história tão longa que eu precisei tirar várias fotos (essa com certeza seria eu!) e outras contam somente uma frase... Vi gente chorando ao ler as histórias (mulheres, claro!), me emocionei com algumas, me identifiquei com uma, e no final tem um livro onde você pode deixar sua história ou escrever algo sobre o museu. Eles também emprestam, na entrada, um livro, com as traduções das histórias em português.

O caminho no museu começa com histórias sobre relacionamentos que não deram certo, entre pessoas de sexos opostos ou do mesmo sexo, que terminaram de uma forma dolorida ou com uma amizade mantida (não acreditava que isso fosse possível até ler algumas histórias!). 

Esse será outro post longo porque serão várias fotos e vou tentar traduzir resumidamente algumas histórias pois estão todas em inglês, então aí vamos nós. Ah, quando eu falar "a pessoa" é porque não tem como saber se é um homem ou uma mulher contando a história ok?



Tipica paixão... se conheceram, a pessoa deixou o namorado de 3 anos pelo cara, passaram 3 meses juntos e não se desgrudavam, ele deixou essa bola que era importante pra ele no apartamento da pessoa e... sumiu. Um ano depois mandou um email pedindo desculpas pelo comportamento.


Amor à distância, compraram essa centopéia para que, cada vez que se vissem, arrancassem uma perninha. Quando todas as pernas fossem arrancadas seria o momento de começarem uma vida juntos... A relação terminou antes que a centopéia virasse uma "inválida"...


Explosão de raiva... Ela chamou a namorada para morar com ela. Foi a primeira pessoa que ela deixou entrar no apartamento. Alguns meses depois a dona do apartamento foi chamada para trabalhar nos EUA mas a namorada não podia ir junto e disse que não conseguiria ficar 3 semanas sem vê-la. Ela voltou depois de 3 semanas e a garota tinha se apaixonado por outra pessoa! Durante um feriado, enquanto a ex estava curtindo a nova namorada, ela comprou o machado e a cada dia destruía os móveis que a ex deixou no apartamento e que ainda não tinha ido buscar. Duas semanas depois a ex voltou e só pôde levar os móveis em pedaços... da mesma forma como estava a alma da outra pessoa.




Quando a pessoa se esforça para que o relacionamento dê certo, mas ela é a única a querer... Entre indas e vindas, duas pessoas que serviam ao exército de países diferentes e tentavam se encontrar e ficar juntas (ou pelo menos uma delas queria...). O jogo foi comprado após ouvir histórias sobre como ela era imbatível nele e viajou o mundo na mochila, na esperança de um dia ser jogado. Então no retorno para casa ela pediu paciência pois precisava organizar algumas coisas com a familia e filhos, e nunca mais respondeu os emails e telefonemas da outra pessoa.


Relação de um ano, o cachorro deixou mais coisas pra trás do que o ex namorado



O Snoopy foi dado como presente no aniversário de 17 anos dela. Eles viveram juntos por 30 anos, tiveram filhos e construíram uma história. Ele se apaixonou por outra mulher, deixou a esposa e disse que nunca a amou durante os 30 anos que passaram juntos.


Canalhas existem em todas as nacionalidades...  Eles se conheceram num bar e se apaixonaram. O cara morou durante 2 meses com a pessoa e de repente sumiu. Deixou uma garrafa de água no formato da Virgem Maria (que ele dizia que tinha trazido na esperança de encontrar um amor) e um bilhete de adeus. O que ele não sabia é que a pessoa já tinha visto dentro da mochila dele um saco com várias dessas garrafas... 

Carta de suicídio da mãe: "Querido H, escrever uma carta nestas circunstâncias é quase impossível. Desejo à vocês toda prosperidade possível. E muito amor e felicidade. Mamãe"

Vou deixar mais umas fotinhos com outras histórias no final... Mas tinha muito mais coisa que as fotos que estou postando aqui. É um lugar que realmente vale a pena visitar!















Um comentário: