sábado, 18 de abril de 2015

Zagreb em uma semana

Post adiantado? não... na verdade atrasado... este deveria ter sido publicado domingo passado... mas eu acabei chegando em casa super tarde, publiquei o de Rovinj antes... e, com o lindo tempo que tá lá fora hoje, chuva e sensação térmica de 4º, resolvi ficar em casa e escrever meu post!

Bom, o que dizer de Zagreb... Chegamos aqui na quarta-feira passada, e sinceramente ainda não vimos muita coisa... Fez um calorão essa semana, chegou a 24º, e o Johnnie não consegue andar... então estamos fazendo os passeios com calma... voltamos pra casa normalmente umas 3 da tarde, almoçamos, e a tardezinha saímos para dar um passeio aqui pelo bairro.

O dia começou mesmo na quinta -feira, fomos andando até uma das lojas daquela rede Pet Centar (falei um pouquinho neste post) que tem aqui perto do apê que eu aluguei. Falando no apê, uma graça! Super confortável, espaçoso, bem localizado. A única coisa ruim do AirBnb é a taxa de serviço que você tem que pagar, que é um percentual sobre o valor do aluguel, então dependendo do preço, a taxa acaba saindo bem cara, mas todos os apartamentos que eu aluguei até agora foram nota mil!

Sexta-feira levei o Johnnie para um banho, porque depois de todas as caminhadas nas pedras em Pula, ele estava a própria sujeira ambulante, e fomos andando até a praça Jelacica (já aviso que todos os nomes não serão escritos corretamente porque meu teclado não me permite colocar os acentos em cima de consoantes... ele não entende que isso é possível no croata!). É o ponto central de Zagreb, a praça principal. Grande, bonita, cheia de cafés e com uma estátua do Conde de mesmo nome. Aqui vai a parte engraçada, é comum as pessoas combinarem de se encontrar "embaixo do rabo do cavalo"... é um ponto de referência... mais específico que isso impossível!


Sábado foi dia de curtir o sol no Lago (Parque) Jarun. Fantástico! Praia de pedras, espaço para churrasco, canoagem, bares, até praia de nudismo tem! Super Pet Friendly, o Johnnie andou por todos os lados, até na lagoa ele arriscou enfiar as patinhas!!!!






Detalhe: nenhum dos bares serve comida, então se você, assim como eu, não levar lanche, ou não for fazer churrasco, e resolver passar o dia, pode tentar conversar com o dono do bar e ver se ele não pede uma pizza pra você! Comigo funcionou... rsrsrs

Detalhe 2: cachorros podem andar de ônibus e tram aqui em Zagreb... o Johnnie vai sempre na mochila mas eu vi algumas pessoas carregando os cachorros no colo, então estamos começando a nos sentir mais à vontade e andar sem a mochila...

Domingo foi dia de conhecer uma parte da família de segundo grau que eu tenho aqui. E para você que nunca soube de onde vem meu sobrenome Jurza que você nunca conseguiu falar... tá aí!!! Croácia!!! O país onde o acento vai na consoante e não na vogal... hahahaa... brincadeiras à parte, passei o domingo conhecendo esse lado da família e ouvindo histórias... e só isso pra mim sinceramente já valeu a pena ter pisado em Zagreb! Depois posto foto com eles... ainda não tenho nenhuma...

Segunda feira fui tentar correr atrás da papelada pra tentar tirar minha cidadania croata... mas sabe aquela história que timming é tudo?? Então... eu até tenho direito porque meus avós são nascidos na Croácia, precisaria levantar vários documentos, traduzir para o croata... mas depois que a Croácia entrou para a União Européia, as coisas ficaram mais difíceis... e agora eu preciso fazer uma prova de conhecimentos gerais e cultura... em croata! Aí não dá né gente... aprender outra língua agora, depois de 3 meses de estudo focado no francês... fica pra próxima... quem sabe!

Terça-feira fomos passear lá pela parte alta (ou antiga) da cidade... Se você começar o passeio pela Catedral ...




...consegue ir andando por várias ruazinhas lindas, descobrindo cafés e praças super gostosas, até chegar na Rua Tkalciceva. 
Um calçadão repleto de bares e restaurantes dos dois lados! No verão deve ficar lotado!!!


E aí você continua o passeio pela cidade alta, o que faremos na segunda feira!!!

Quarta feira foi dia de resolver umas coisinhas da nossa próxima parada: Zadar (praia novamente!!!), pesquisar e alugar apê, comprar passagem de ônibus, essas coisas...

E Quinta-feira... bom, fica pro próximo post... mas pra deixar a curiosidade falar mais alto... tudo começou neste lugar:


Entendeu? não?!? Então espera semana que vem!!!

bjs



2 comentários:

  1. Jeitinho brasileiro em ação em Zagreb! ahahahahahha!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nada de jeitinho brasileiro, estamos agindo como os locais! Rsrs

    ResponderExcluir