sábado, 16 de maio de 2015

Deixando mais um país para trás: Croácia

Oi gente! Preparem-se... este post é longo!

Croácia vai ficando para trás... depois de quase dois meses e 8 cidades, estamos de malas prontas para partir para a Bósnia amanhã de manhã cedo, e espero que sem nenhum sufoco ao passar pela fronteira ou entrar no ônibus com o Johnnie....

Algumas pessoas acompanharam como foi difícil deixar Bol e continuar rumo à Dubrovnik. Eu confesso que ainda não sei o que me prendeu tanto àquele lugar, só sei que ainda não consigo parar de pensar como gostaria de estar lá... então quem sabe um dia, Bol, nos veremos novamente... Mas, obstáculo superado, pegamos nosso catamarã quarta-feira passada com destino à Split, para, de lá, pegar nosso ônibus para Dubrovnik. Primeira surpresa às 6 da manhã: Tinha que comprar um ticket para o Johnnie, por 25 kunas (se você viaja de ferry não precisa pagar, mas tem que atravessar a ilha de taxi, que custa mais ou menos 50 kunas, porque ferrys só param em Supetar). Até aí, ok... tirando o fato que só descobri que tinha que pagar quando já estava subindo no barco e tive que voltar correndo com a mega mala pesada e mais o Johnnie até a bilheteria para comprar o ticket dele e ouvir o cara falar pra mim “merdas acontecem” (continuo praticando o desapego à raiva e ao nervosismo...). Já dentro do barco, já sentados, segunda surpresa: no catamarã os cães devem viajar dentro de uma gaiola na parte superior do barco, completamente sozinhos! A viagem dura uma hora... para mim durou 365 dias... enquanto todas as cenas do meu cachorro abrindo aquela gaiola e correndo até cair em alto mar passavam pela minha cabeça. E depois de uma hora, assim que o barco atracou, eu subi correndo para salvar meu cachorro (claro que ele estava super bem, a gaiola super fechada e tudo deu certo!). Tomamos um café naquela avenida à beira mar em Split e fomos diretamente para a rodoviária comprar o ticket.

Essa é uma situação que venho lidando muito bem na Croácia desde que começamos nossa viagem, e confesso que tive problema duas vezes somente (em Pula, nos ônibus locais, e de Zadar para Split, mas um cara me ajudou conversando com o motorista em croata e depois de ligar para a empresa e confirmar, eu e o Johnnie pudemos embarcar). O grande lance é que não existem regras... Então o seu pequeno cachorro será autorizado a viajar pelo motorista... se ele for com a sua cara, ótimo... senão... perde seu ticket ou deixa para comprar em cima da hora... E foi o que eu tive que fazer em Split porque a digna senhora do guichê não quis me vender o bilhete enquanto não tivesse a confirmação do motorista que eu poderia embarcar. Então, faltando 10 minutos para o ônibus sair, fiz aquela cara de gente boa, simpática, botei o Johnnie na mochila e fui falar com o motorista... A simpatia em pessoa, sorriu e me mandou correr para comprar o ticket. E assim, depois de longas 5 horas (mas com paisagens belíssimas) chegamos em Dubrovnik!



O Studio é bem legal, para uma pessoa ou um casal... com o Johnnie ficou um pouco difícil porque o quarto é pequeno, não tem espaço para ele brincar. A sorte é que temos um terraço, compartilhado, mas fiquei brincando com ele lá e tomando sol então no final tudo certo! Os donos são super simpáticos! Um dia ganhei até almoço... hahaha... Em Bol ouvi que viajar de mochilão acaba deixando a pessoa um pouco maltrapilha... Aqui me deram de comer... tudo bem, tô economizando dinheiro com roupa e comida!!!
O que é realmente necessário, porque, prepare-se para gastar aqui em Dubrovnik... É definitivamente a cidade mais cara da Croácia. Ouvi como justificativa do motorista de taxi (que cobra 100 kunas para percorrer 2,5km da estação rodoviária até meu apartamento – detalhe, em Zadar eu paguei 40 kunas para andar 3km!) que Dubrovnik vive do turismo, e que como eles trabalham somente 7 meses do ano, precisam cobrar mais para compensar (ainda bem que as outras cidades da Croácia que também vivem do turismo não pensam desse jeito...).
Mas tudo bem... o lugar é muito bonito. Tenho certeza que é a estrutura mais bem preservada que existe, dado todo o histórico de participação de Dubrovnik na Guerra da Yugoslávia (coisa recente... 20 anos...). Passei 3 dias inteiros aqui e fiz mais passeios pela parte antiga, ou o centro, sem entrar em muitos museus... A maioria deles cobra 40 kunas (e depois que entrei no primeiro e vi fotos de soldados que morreram na guerra, desisti...). Tentei andar no teleférico ontem e hoje mas estava ventando muito e fecharam...



Pensando em começar a ganhar dinheiro com ele... hahaha





Então sexta-feira cedo fui visitar um forte ao lado dos muros da cidade velha... a fortaleza que protegia Dubrovnik. Amei! Uma vista espetacular, ninguém lá dentro (tenho percebido que estou tentando evitar a grande massa de turistas que passa por cima de todo mundo só para tirar fotos...), e de quebra ainda encontrei uns bancos pela subida para dar aquela descansada... Ah, além de gastar horrores seu dinheiro, prepare-se para gastar também os joelhos... aqui tudo é sobre subir e descer escadas!!!









Fomos no veterinário também, porque como estamos deixando a União Européia para entrar na Bósnia, o Johnnie precisa de um certificado de saúde e um “carimbo” do veterinário no passaporte dele. Momento fica a dica (duas vezes): a veterinária é meio bruta, mas gente boa e super atenciosa. Se você estiver em Dubrovnik e precisar, pode ir . E para chegar lá, se você não estiver com um carro alugado, vai precisar de um taxi porque aqui os cachorros não são admitidos nos ônibus locais, e os taxistas também não gostam de levá-los, então vou deixar a indicação do taxista, super simpático, fala inglês, e não se importa de levar cachorros (pequenos e médios...).

Fui conhecer também um lugar um tanto quanto interessante. Ouvi falar disso em Bol então já cheguei aqui procurando. O lugar chama “Lazaret”, ou estação de quarentena. É um prédio gigante, do lado do antigo porto, onde as pessoas eram deixadas em quarentena quando vinham dos navios na época da Peste Negra. Atenção para a vista que eles tinham:




Hoje resolvi ficar no terraço tomando um sol, aproveitando o último momento com biquíni (porque daqui em diante teremos somente cidades sem praia no roteiro) e tomando minha cerveja. Mas não pense que foi um dia perdido... na verdade eu estava esperando ansiosamente a chegada das 14:00! Ontem, conversando com o dono do apartamento, eu disse que partiria da Croácia sem, infelizmente, experimentar o tal “cordeiro cozido embaixo do sino” (sino é o formato da tampa usada para fechar o pote em que a carne é assada lentamente por algumas horas...). E ele, amigavelmente, se ofereceu para dividir o prato comigo (eles não fazem prato para uma pessoa... somente para duas... 1kg de carne... tinha que dividir né?). Como a carne cozinha lentamente, você tem que pedir com antecedência... não é fast food, é para aproveitar o momento... Então eu fiquei aqui, tomando sol e cerveja, e esperando. Até que ele chegou!!!!

E eu fui a criança mais feliz do planeta! Quando eu digo que não amo a comida francesa as pessoas acham que sou louca e não sei apreciar coisas boas. Eu gosto, eu sei. Mas ela é tão requintada e leve, que acaba sendo tão sem vida, tão sem alma, que não me agrada. Mas esse cordeiro não!!! Dava para sentir cada um dos temperos, a maciez da carne, a batatinha cozida sem estar mole... E ganhei até um pouco de vinho (de Bol, porque eu disse que tinha adorado os vinhos de lá!) do dono do apartamento.

Então eu fechei meu ciclo na Croácia muito feliz! Eu comecei a viagem querendo encontrar razões para voltar a crer no ser humano. E definitivamente eu encontrei aqui! Gente de verdade, é disso que esse país é feito. Problemas e coisas ruins? Encontrei também ... mas a parte boa supera então para que prestar atenção na parte ruim?!?!?!
É isso gente, próximo post estaremos na Bósnia!







Beijos

4 comentários:

  1. Lazaretos eram onde ficavam os leprosos, isolados. Por isso a expressão "lazarento", que é carregada de um estigma muito grande. Fiquei com água na boca desse cordeiro, hein? Acho que vc tem que recolher algum dinheiro com o Johnnie com o seu chapéu! ahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí mãe você tem mais conhecimento do que o wikipedia! Pq lá no lugar não tinha info nenhuma, aí fui atrás do wikipedia e falaram só da peste negra....

      Excluir
  2. Na figura nº 10, no alto do morro, é um cemitério? Já pensou subir tudo isso? É para se despedir do morto com bastante tempo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é não... É o cable car! Ele pára lá em cima... Onde eu tentei ir mas tava ventando muito e não funcionou!

      Excluir