sábado, 23 de maio de 2015

Mostar - Bósnia... Você vai se apaixonar!!!

Oi gente! Dia de post!

Saímos de Dubrovnik domingo bem cedo, para pegar o ônibus que saía as 8:00 com destino à Mostar, na Bosnia-Herzegovina. Eu dei a indicação de um taxista no post anterior, e foi ele que me ajudou a convencer o motorista do ônibus a deixar o Johnnie entrar e viajar, já que ele tinha passaporte e toda a documentação certinha. As coisas começaram a ficar um pouco mais difíceis agora porque os motoristas não falam inglês e, como estamos cruzando fronteiras, eles não querem correr o risco de ter a viagem atrasada por causa de um cachorro...
Bom, entrei no ônibus com o Johnnie na mochila, já esperando pelo pior na fronteira... a cara que o motorista fez quando viu o Johnnie foi um pouco assustadora... E, novamente, o guarda mal olhou o meu passaporte... o que dirá o Johnnie (ou o passaporte dele!)...
Eles não carimbam seu passaporte... infelizmente porque eu gosto de carimbos no meu passaporte... mas é prática deles... E foi assim... entramos na Bósnia sem nem perceber!
A viagem de ônibus é muito linda, num determinado momento o ônibus vai margeando o rio Neretva, que corta Mostar, e é bem tranquila também, apesar das quase 5 horas...

O apartamento que eu aluguei fica muito perto da estação de ônibus, e é muito bom! Chegamos embaixo de um calor de 32 graus e já fomos recebidos com rakja e doces turcos!!!!

Antes de colocar as fotos da cidade e da ponte, que é o ponto principal de Mostar, eu queria deixar um video... Dura 7 minutos... é incrível ver o que aconteceu lá... e como a cidade está hoje, depois de 30 anos...

A ponte liga os dois lados da cidade, católicos (bósnios croatas) e muçulmanos (bósnios)... Ela foi construída em 1556.
Durante a Guerra na Bosnia, a Croácia quis "tomar um pedaço que era dela" (haviam croatas vivendo em Mostar) e para isso precisavam expulsar os muçulmanos de lá...
Eu tinha 10 anos quando tudo isso aconteceu, não lembro de nada, mas ter ido lá, visto as casas destruídas, ouvir histórias de como as pessoas sobreviveram durante os 4 anos de guerra... É muito, muito, muito impactante.
Do lado do meu apartamento tinha um prédio cheio de buracos nas paredes... estava abandonado porque custa muito caro restaurar, então alguns são simplesmente abandonados... Um dia passei com calma e, dentro dos buracos, ainda dá pra ver as balas...


Meu apartamento era do lado muçulmano, então no primeiro dia fui conhecer uma Mesquita... a mais antiga de Mostar, Karadjoz Bey, construída em 1557. Dá pra subir no Minarete e a vista de lá de cima é espetacular!




Ela foi quase totalmente destruída durante a Guerra... eu tirei umas fotos do lado de dentro, e no final da tarde fui ver uma exposição de fotos... e vi a mesma foto que eu tirei, mas logo depois da Guerra... dá uma olhada:

Não dá pra acreditar que é o mesmo lugar né?


Na segunda foto, a parte que parece uma "varanda", no alto, é original... é a parte dedicada às mulheres nos períodos de oração.

Fui ver também o prédio, do lado bósnio croata, que era usado pelos atiradores pois era o mais alto...



Prédio logo na frente dos atiradores


Uma das 3 estátuas oficiais do Bruce Lee pelo mundo está em Mostar. Ela simboliza a luta contra o mal, contra as diferenças, mas de uma forma justa, sem armas.
O parque onde fica a estátua é lindo, mas cachorros não são admitidos... Você passa por um calçadão para pedestres, onde fica o Gymnasium (outro prédio destruído na guerra e reconstruído), até chegar no parque:



E, depois de toda reconstrução feita com dinheiro e apoio de países como Turquia, Espanha, Croácia, Japão... a rua onde ficam as lojinhas e que vai até a ponte, ficou assim... 






A loja que aparece na última foto fica logo antes da ponte, do lado muçulmano. Eles tem um filme com cenas da cidade durante a Guerra e uma moça, que é guia turística, super simpática, fica lá dando mil explicações e contando todas as histórias possíveis sobre tudo que aconteceu... Pra ver o filme você paga só 1 marko (ou 0,50 euro)... mas faça isso antes de cruzar a ponte... e aí você vai poder entender porque foi tão dolorido para os moradores a destruição da ponte... Vale dizer que a ponte foi reconstruída com as pedras originais, que foram retiradas de dentro do rio! 

Mostar é uma cidade incrível, feita de gente que passou por coisas horríveis, mas que estão sempre sorrindo e dispostos a ajudar. Apaixonante. E, não querendo ser melodramática, mas, se você realmente vive e sente a cidade, sai de lá vendo muitas coisas de uma forma diferente...




















E depois de tantas fotos... o post chegou ao fim! Mas esperem o de Sarajevo... a cidade é FANTÁSTICA!!!

Ah, para quem quiser saber um pouco mais, achei esse texto bem interessante.

Beijos

3 comentários:

  1. Respostas
    1. É demais... Depois de ver o video da destruição da ponte eu pisei nela de uma forma diferente...

      Excluir
  2. A figura 15 quer dizer: Todos nós vivemos sob o mesmo céu.

    ResponderExcluir