segunda-feira, 4 de maio de 2015

Split... e uma passadinha rápida em Trogir

Oi oi! Um dia de atraso mas plenamente justificado pois chegamos ontem de viagem... fomos conhecer o pedaço, abastecer a geladeira e correr pra praia! hahahaah

Passamos 4 dias em Split, originalmente seriam 3 mas decidi ficar um dia a mais porque sábado choveu quase o dia todo, e foram bem suficientes. Infelizmente não tem muita foto do Johnnie, já vou avisando, porque o calor era tamanho e ele não se animava para caminhar, então acabou ficando em casa para descansar as pernocas. O studio que eu fiquei (ou um quarto grande com a cozinha lá dentro) era bem ok, espaçoso, mas o principal é que estava a cinco minutos andando do centro velho, do mercado aberto, da estação rodoviária e do porto. Então vou deixar a indicação aqui.

O calçadão à beira mar, ou como eles chamam "Riva", é fabuloso. Dá para passar todas as tardes sentado nos banquinhos vendo o movimento dos barcos de turismo. Sinceramente não aconselho nenhuma das sorveterias... Tentei em pelo menos 3, uma delas inclusive tive que jogar o sorvete fora de tão ruim... melhor comprar um picolé industrializado mesmo...


Passamos 3, dos 4 dias, passeando pelas ruas de Split, tomando café (que são sempre muito bons!) e aproveitando o sol.







Passear pelas ruas de Split é como se você pudesse voltar no tempo.. Você literalmente anda por dentro do que foi, há mais de 1500 anos, o Palácio de Diocleciano. E em várias ruas você encontra vestigios nas construções e nas pequenas igrejas, da cidade que se desenvolveu há centenas de anos dentro das muralhas desse Palácio.
Um dos passeios que eu fiz no dia que o Johnnie ficou em casa foi no subsolo do Palácio. É realmente muito legal! Infelizmente minha máquina não tira boas fotos no escuro (ou eu não sei usar!), mas dá uma olhada:



Nesse passeio, escondidinho lá no canto no final de um dos corredores, tem um totem eletrônico, com toda a história da cidade, do Palácio e de outros pontos turísticos. Vale a pena gastar um tempinho pra ler!
De lá, fui visitar a Catedral de Split (antigo Mausoléu de Diocleciano) e subir na Torre do Sino. Confesso que deu medinho... o negócio é mega alto, as escadarias no começo exigem quase que uma escalada de tão alto que são os degraus, e quando você vai subindo percebe que as pessoas também estão com medinho porque evitam de olhar pra baixo! hahaha



Não tenho fotos da Catedral porque não era permitido fotografar... Apesar de várias pessoas não respeitarem isso... De lá fui visitar a Cripta... Eu visitei algumas criptas em Paris e na Espanha e foram bem legais... essa não tinha nada... Sinceramente não perca seu tempo. Mas o batistério de  João Batista, ou Templo de Júpiter, é muito legal! E naquele totem, no subsolo do Palacio, tem a história de todas as coisas dentro desse batistério, então vale a pena ir lá primeiro porque eu não vi esse totem em nenhum outro lugar!


Fui dar uma passadinha de mão no dedão do Bispo Gregório de Nin... dizem que dá sorte. Repara na diferença da cor do dedão:

Ao subir as escadarias no pé da estátua e virar à direita, seguindo até o final, você vai ver à direita um pequeno pet shop. Foi o único que eu encontrei ali pelo centro. Mas é bem servido, tem bastante variedade de ração e biscoitos.

Num final de tarde, no último dia em Split, resolvi conhecer o parque Marjan. 289 degraus para subir, e quando você acha que acabou, tem mais uma ladeira mega íngreme. Mas a vista é fenomenal!!! E ainda tem um barzinho, com umas poltronas viradas para a Riva, que você pode sentar para descansar e tomar uma cervejinha!!


Eu não consegui dar a volta toda no parque... cheguei até essa igrejinha só... o Johnnie tava realmente morto. Ele simplesmente deitou no chão e abriu as pernas, só faltou dizer "morri". Então dei meia volta e descemos. Mas eu li que existem outras igrejinhas como essa... então vale a pena andar mais e procurar!

Fomos conhecer também Trogir, uma cidade medieval pertinho de Split (meia hora de ônibus). Eu já perdi a noção dos dias e esqueci completamente que 1º de Maio é um feriado internacional... e a cidade estava LOTADA de turistas. O lugar é pequeno... e tinham uns 6 ônibus de turismo parados na rodoviária... imagina como ficou!





Nós passamos umas 3 horas passeando em Trogir, contando com um almoço... a cidade é realmente pequena, mas vale a visita! Na hora de ir embora, você pode pegar o ônibus 37, em uma das plataformas da rodoviária, que vai parando em todos os pontos até Split e pode demorar até uma hora e meia, ou pegar um ônibus desses de viagem, que vai em 25 minutos. Mas atenção, se você for pegar esse, ele não para nas plataformas... ele só passa por dentro da rodoviária, então você tem que ficar para trás dos outros ônibus, tipo no meio do nada mesmo...

E assim nós passamos nossos 4 dias em Split. De lá pegamos um ferry para a ilha de Brac. E se já posso adiantar... me apaixonei e se pudesse escolher um lugar para ficar de férias, com certeza seria aqui! Ah, esqueci... eu posso! hahahaha
Novidades no próximo post!

Mais fotinhos!!!













Um comentário:

  1. A cara do Johnnie morto é impagável! Essa ladeirinha aí não serve para meus joelhos não!!!!! kkkkkkkk

    ResponderExcluir