segunda-feira, 8 de junho de 2015

Bulgária - Sófia - Porque você deve visitar!

Bom, no post anterior falei sobre o nosso novo companheiro... se você, assim como meu pai, achou que eu estava falando de um namorado ou de um cachorro que eu adotei pelo caminho, enganou-se. Nosso novo companheiro é um chevrolet Spark:


Até o final de junho as viagens serão nele! Eu tive a idéia de alugar um carro quando estava em Belgrado... Viajar com o Johnnie de ônibus ou trem estava ficando cada vez mais difícil, as malas estavam começando a pesar, e quando fiz os cálculos de alguns passeios que eu queria fazer e que teriam que ser feitos com agência de turismo, vi que valeria a pena! Então agora vou dirigir por 3 países até devolver o carro em Belgrado no final do mês. Eu aluguei através da rentalcars, mas o site da empresa é esse aqui. Para quem quiser saber, estou pagando 13 euros a diária, com kilometragem livre.

Atravessar a fronteira da Sérvia com a Bulgária não foi assim tão difícil... o guarda me pediu os documentos do carro, meu passaporte, me fez algumas perguntas, e só. Quando ele viu o Johnnie pediu os documentos dele, e eu toda feliz fui entregando o passaporte (para quem não lembra, em todas as outras fronteiras os guardas não deram a mínima para o meu cachorro)... E quando o guarda viu que era passaporte europeu, não quis nem ver! Nada! Conclusão: eu tenho que responder à mil questões com meu passaporte brasileiro, o cachorro atravessa o mundo sem problemas!

Depois de 4 horas dirigindo, chegamos à Sófia, capital da Bulgária. Preciso confessar que eu era totalmente ignorante com relação à este outro lado da Europa... sempre achei que encontraria pessoas rudes, lugares feios e sujos, coisas desse tipo... Ignorância. E se você pensa assim também, espero que meu post faça você mudar de idéia. Até agora só vi lugares lindos, limpos, e se só isso não fosse suficiente, os búlgaros são o que há de melhor na face da terra (estou falando de educação... mas beleza e charme vêm junto então fica bem difícil ter que deixar o país!).

Meu querido gps me jogou em outra rua assim que chegamos em Sófia... e eu completamente perdida em uma rua sem saída, cheia de mato e árvore, vi um cara do lado de fora de um carro e resolvi pedir ajuda. E ele foi tão atencioso, educado, até ligou para o dono do apartamento para avisar que eu estava perdida mas estava chegando. E assim eu comecei meus dias em Sófia, rodeada de gente excepcional.

Eu normalmente alugo um apartamento só para mim, mas dessa vez vi um outro compartilhado, e, como diz minha mãe, dessa vez foi o coração que fez a escolha. Vou deixar aqui a dica, se você decidir visitar Sófia, esses caras vão fazer da sua viagem um momento único!

Eu passei uma semana em Sófia, confesso que tinha planos para fazer o tour guiado (free sofia tour), mas sempre tínhamos algo para fazer a noite e a programação normalmente acabava no final da madrugada, então não preciso dizer que no dia seguinte eu estava um pouco morta pela manhã... Mas eu fiz o tour sozinha e vocês verão todos os lugares pelas fotos...

Vou deixar indicação também do lugar onde levei o Johnnie para tosar. Preço bom e serviço impecável! Ah, e aqui vale contar mais uma história de como os búlgaros são fantásticos. Mais uma vez meu gps me deixou na mão quando eu estava com horário marcado para a consulta do Johnnie. Um pouco desesperada com meu atraso, fui pedindo ajuda das pessoas porque lembrava o nome do supermercado onde fica o pet shop. Até que fui parar em outro supermercado no mesmo bairro... Então parei um cara na rua para pedir ajuda e ele primeiramente se ofereceu para ir comigo de ônibus, já que era no caminho dele. E como eu estava de carro as coisas foram mais fáceis, já que ele foi só me dando instruções e em 5 minutos estávamos no lugar correto! :)


Infelizmente não tenho nenhuma foto dos 3 mosqueteiros (Vitya, Kaloyan e Ivan), mas resolveremos este problema quando nos vermos novamente na viagem à Grécia (you and Greece are now part of my plans guys!)

Eu tive a oportunidade de experimentar várias coisas preparadas por eles, mas vou deixar um post com a receita de uma sopa fria que acho que é a cara do Brasil, adoraria fazer um post para cada coisa que eles prepararam... mas fica para uma próxima!

Esse post acabou sendo bem diferente dos outros... falei demais e as fotos ficarão para o final... Mas antes preciso dizer que em Sófia eu vi, pela primeira vez, cereja na árvore!!! A gente não tem isso no Brasil... a cereja vem num saco de supermercado...


Eu comi (e adorei), pela primeira vez, língua e cérebro de ovelha (ou carneiro...)

E eu escalei uma montanha até o topo, pela primeira vez! Vitosha Mountain... Ainda quero voltar para ver totalmente coberta de neve no inverno!






Esse post acabou ficando mais longo do que eu imaginava, então terei que fazer outro para as outras cidades que passei... Plovdiv e Tatul... e os mosteiros: Rila e Bachkovo. Por enquanto... fotos de Sófia para vocês admirarem!




Church of St. Nedelya... as fotos do interior foram "às escondidas"...



Teatro Nacional


St. Alexander Nevsky Cathedral... incrível! As fotos do interior foram "às escondidas" também...



Monumento à St. Cyril and Methodius.. Biblioteca Nacional
Universidade de Sófia

Russian Church

Palácio Presidencial





E um video com um pedaço da estrada de Belgrado a Sófia... paisagens incríveis!




Um comentário:

  1. Eu definitivamente subiria a montanha de teleférico!!! kkkkkkkk O Jonka tá uma graça!

    ResponderExcluir