segunda-feira, 8 de junho de 2015

Dirigindo pela Bulgária

Incrível como deixar alguns lugares para trás têm sido tão difícil... foi assim com aquela ilha na Croácia... e foi assim com Sófia...eu teria ficado muito mais... o Johnnie então... já estava se sentindo em casa! Mas a viagem tem que continuar, então, saímos de Sófia logo de manhã, com destino ao primeiro mosteiro, Rila.

Aproximadamente duas horas e 120km depois, chegamos no mosteiro. Cachorros não podem entrar, então eu dei uma longa passeada com o Johnnie ao redor do mosteiro e deixei ele no carro, com as janelas um pouco abertas. Ah, o estacionamento é cheio de árvores, então ele ficou numa boa. E como a entrada é livre, eu saí duas vezes para espiar se estava tudo bem...

Esse é o maior mosteiro da Bulgária, e é incrivelmente lindo. As pinturas nas paredes são tão cheias de detalhes, tão coloridas (óbvio que foram restauradas, mas mesmo assim!), chega a ser difícil de acreditar como alguém pôde pintar tudo aquilo!







Saindo do monastério pegamos a estrada sentido sul, com destino à Plovdiv. E depois de 200km e quase 4 horas chegamos! Passamos só um dia e meio lá, então aluguei um quarto. A localização era excelente, 5 minutos a pé do centro velho! A cidade é linda, cheia de museus, todo tipo de arte em todos os lugares.


Preciso de ajuda para traduzir!

Mãe, essas são as panelas!!!









Saímos de Plovdiv, rumo mais ao sul, em direção à outro mosteiro: Bachkovo. Super perto, só 40km.
Esse mosteiro é bem diferente de Rila, menos turístico. Eu particularmente achei uma graça!





Cachorros também não são admitidos, então Johnnie ficou dentro do carro. 

Saímos do mosteiro bem cedo, antes das 10:00, em direção à um vilarejo que os meninos me indicaram, chamado Tatul. O trajeto pelas montanhas é algo fascinante... de vez em quando eu via um carro passar... estávamos totalmente sozinhos...


A estrada é bem ruim, mas a vista compensa!
E depois de quase 3 horas dirigindo chegamos em Tatul, nas ruínas de um antigo santuário religioso. E quando digo antigo, digo bem antigo. Antes de Cristo!







Preciso dizer que pode parecer só um monte de pedras, mas quando você lê que, segundo a lenda, Orpheu está enterrado por ali... que tudo isso foi "construído" há mais de 2 mil anos... fantástico!

Saindo das ruínas, assim que você passar pelo centro da cidade, sugiro dar uma parada para comer um kebab no "Kebab Palace". Não tem como errar, é o único na cidade com esse nome. Ninguém fala inglês mas a mímica sempre funciona!

E assim o post vai chegando ao final... próximo destino:






Nenhum comentário:

Postar um comentário