domingo, 4 de janeiro de 2015

Aprendizados, Acontecimentos e Achados... 1ª semana!

Ei gente... chegando quase ao final de uma semana aqui em Paris... esperando pra começar logo a segunda-feira, ir pra minha primeira aula de francês!!! Ah que não vejo a hora de sair por aí falando mais do que "Pardon, Je ne parle pas Français"!!! Olha que hoje uma menininha veio falar comigo em francês na rua pra brincar com o Johnnie e quando eu perguntei se ela falava inglês ela disse "Achei que você fosse francesa". Pronto, ganhei o dia!!! hahaha

Bom, pra essa quase primeira semana queria deixar registrado em primeiro lugar que não encontrei nenhum francês que foi rude comigo porque eu não falo francês... E olha que já fui em vários lugares que não são para turista, como feira, supermercado, farmácia... A dica é SEMPRE começar a frase pedindo desculpa e falando que não sabe falar francês ("Pardon, Je ne parle pas Français")... e aí, mesmo que eles não falem inglês, arriscam um espanhol, mímica, desenho... qualquer coisa vale!!!

Queria contar aqui algumas coisas que eu aprendi já nessa semana... Sabe, esse blog não tem a intenção de dar milhões de dicas sobre passeios em Paris, onde fazer compras, etc. Eu quero mesmo é poder mostrar o que nós passamos morando aqui, e quem sabe algum dia poder ajudar algum doido que resolva fazer o mesmo que eu fiz! rsrsrs

Então vamos lá... Essa semana fez frio.... MUUUUUITO frio... Teve dias que eu precisei ficar em casa até meio dia quando a temperatura saiu do negativo para o zero... Mas agora já tô me acostumando... Consigo sair só com a calça jeans, sem a meia de lã (o que sempre me faz perguntar se as pessoas conseguem ser sexy no frio.... pq meia calça de lã, ou qualquer outra dessas coisas é beeeem feio de se ver!). E quando o frio aperta muito, ou a garoa começa, é só correr pra dentro de um dos milhões de cafés e pedir um "chocolat chaud", você vai sentir sua alma aquecendo! O que me fez ficar muito pensativa essa semana... porque podemos ter a oportunidade de entrar em algum lugar para nos aquecer... e eu vi tanta gente na rua... nesse frio... E dessa dureza tirei também um aprendizado! Se você estiver na rua com muito frio e não quiser gastar com o cafezinho é só parar em cima de uma das várias saídas de respiro do metrô... sai um ar quente lá debaixo animal! E é assim que os moradores de rua se aquecem... eles dormem em cima dessas saídas de ar... Mas mesmo assim ainda não consigo passar "ilesa" por eles sem sentir dor por aquela situação...

O Johnnie ficou em casa a maior parte dos 3 últimos dias... É assim, você gasta 40 euros numa roupa de neve pro seu cachorro e ele prefere sair peladão na rua! E o mais legal... quando chove e o chão tá todo molhado ele fica mais feliz ainda! Chega em casa parecendo um cachorro de rua... mas felizão. Então fazer o que... levo a roupa na mochila... e ele usa quando não precisa andar. Eu percebi que os cachorros aqui são assim meio sujinhos... acho que é coisa do inverno sabe... os cachorros tem que passear, choveu, é natural que se molhem... Vamos praticar o desapego à brancura do meu filho!!!

Feira: imagina a pessoa indo fazer compras sem nem saber falar "meio quilo de batata por favor"... Pois é, mas como diz mamãe "Quem não arrisca não petisca". E lá fui eu... com a minha sacolinha retornável debaixo do braço e um sorrisão no rosto, debaixo de chuva, sendo esmagada pelo vai e vem de senhoras com carrinhos de feira. E não poderia ter sido mais divertido! Comi caqui de graça, ganhei uma maçã, levei cantada do mocinho do camarão... E resolvi experimentar fígado de veado. A carne de boi aqui é muito cara, mesmo sem converter, então o negócio é partir para carnes "alternativas", como veado, coelho, pato... E gente, preciso confessar... Todo mundo precisa provar fígado de veado... parece manteiga!!! Filet mignon é duro perto disso!!!

Mercado: quem me conhece sabe que se eu puder trocar uma avenida famosa de lojas por um supermercado enorme eu faço sem pestanejar. E eu já conheci pelo menos uns 5 mercados aqui do bairro... É muita coisa, e pra quem gosta de cozinhar é o paraíso!!! Mas a real é que aqui não existe essa coisa de "fazer a compra do mês". Todo mundo vai todo dia, pra comprar um pãozinho, um papel higiênico, uma garrafinha de leite. Eu moro no 4º andar, sem elevador, assim como a maioria dos prédios aqui de Paris, então imagina subir com a compra do mês! Por isso as comprinhas são feitas aos poucos... e eu posso me dar ao luxo de entrar todo dia no mercado (criança feliz!). Aqui fica mais uma dica pra ninguém precisar passar pela mesma situação que eu... Bom, na maioria dos mercados você passa pela porta e tá lá dentro, e se quiser sair sem comprar nada é só passar pela mesma porta... Legal... eu entrei em um mercado que você passa pela porta e depois por uma catraca. E aí você tá lá andando e resolve sair sem comprar nada... Por onde? Não... a catraca é só para entrar! Aí você fica observando e esperando alguém sair e... Nada! Então você pega uma garrafinha de água e paga pra poder sair. Mas o negócio é muito mais fácil! Se você se ver nessa situação não precisa comprar a garrafinha de água... é só passar por qualquer um dos caixas, mesmo se tiver rolando uma fila... Dá aquela apertadinha e passa atrás da galera! #ficaadica

Feira de Natal: eu quaaaase perdi a tão famosa feira de natal da Champs Elysees... achei que o negócio era tipo no Brasil, que dura o mês de janeiro... nã nã ni nã não... Acaba hoje.. Então eu fui ontem lá correndo a noite pra ver a iluminação de natal e fazer aquele programa turistão...


Tem muita barraca com coisinhas da China... (Ah, lembrando da China... sabe aqueles guarda-chuvas que a gente compra no Brasil por 10,00 e que não prestam? Aqui eles também existem!!!) Mas tem umas barraquinhas com coisas de artesanato mesmo... Vale ressaltar que tomar o Vin Chaud é sempre necessário... Esquenta seu corpo do começo ao final da avenida!
Dá uma olhadinha... comprei esse cartãozinho pra deixar de lembrança de agradecimento pro dono do apê, mas tinham vários outros, com a torre Eiffel, a Sacre Coeur... 5 euros somente!

Pra terminar o post (já me disseram várias vezes que eu falo demais... aparentemente escrevo demais também!), porque se você chegou até aqui posso garantir que leu praticamente um livro de bolso... queria deixar a indicação de uma patisserie argelina que encontrei no bairro (mãe sem stress...). Assim... eu tenho comido menos doce do que tenho bebido vinho... mas acho que isso é só porque não tinha encontrado essa doceria...
Chama "La Bague de Kenza" e realmente vale a pena dar uma passada lá...


Gente é isso... tem muito mais história pra contar mas depois escrevo senão vira um livro e ninguém vai ter paciência pra ler!!! rsrsrs

Vou deixar umas fotinhos...
decoração de natal Galerias Laffayete
Galerias Laffayete
feira de natal Sacre Coeur

Cemitério Pere-Lachaise
"Mãe subi todas as escadarias da Sacre Coeur!"

Canal Saint-Martin






3 comentários:

  1. Ai, ai! Já comprou a balança também? rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Ah que lindo o Johnnynho, Ana! Vejo que ele se adaptou rapidinho, né? :)

    ResponderExcluir