terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Fête des Rois

Uh la la... já tô arranhando um francezinho.... rsrsrsrs

Só pra não passar em branco, hoje aqui é "Dia de Reis"... Aparentemente é mais importante que o Natal. Esse é o dia em que celebramos a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. 

Passeando por Paris desde que cheguei, vejo em todas as boulangeries uma torta com uma coroa em cima... hoje na aula fiquei sabendo, um pouquinho de história não faz mal a ninguém, qual é a dessa torta.
Um pouquinho de frio de manhã cedo antes da aula
Bom, diz a lenda que a "Gallete du Roi", uma torta feita com massa folhada e recheada de amêndoa, tinha uma fava no meio da massa, e quem encontrasse a fava tornava-se rei por um dia. 

Hoje em dia a tradição é que o mais novo da família reparta a gallete e, de olhos vendados, vá entregando os pedaços aos familiares (como se fosse uma brincadeira de criança). A fava foi substituída por uma estatueta de porcelana ou de plástico.

Eu, que tive uma aulinha óoootema hoje e aprendi como pedir as coisas, fui na cara de pau a uma boulangerie e pedi minha Gallete du Roi e meu pain au chocolat. E pasmem: fui totalmente compreendida, recebi uma perguntinha da vendedora sobre qual tamanho de gallete eu queria, e mandei uma respostinha na hora!!!! Ahhh que beleza!!

Na minha gallete não veio nenhuma estatueta... mas acredito que é porque eu pedi uma individual, então claro que só eu poderia ser a rainha por um dia!!!

Preciso dizer que é algo muuuuito bom?
É isso aí gente... Bonne Fête des Rois pour tout!


4 comentários:

  1. E por acaso vc não acha que nossa Rosca é algo parecido? Tem de achar a moedinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim!! Estarei na Croácia na Pascoa... Será que vai ter alguma comemoração especial??

      Excluir