quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Receitinha!

Oi povo!

O post de hoje é pequeno (o que é algo realmente diferente já que a maioria é praticamente um livro!) mas super útil!
Com o mega frio daqui eu tento sempre fazer uma sopa pro jantar, e a melhor de todas foi a de cebola, com uma receita original francesa. Quem me conhece sabe o quanto eu amo cozinhar e as coisas que eu tenho feito aqui são muuuuito boas! Por isso hoje eu vou deixar aqui pra vocês a receitinha da sopa de cebola.
Tudo bem que a galera no Brasil tá praticamente sendo cozida viva e estão mais pra um sorvete que pra uma sopa... mas este blog já está internacional e os visitantes de outros países (momento criança feliz!) estão no inverno como eu! Mas mesmo assim... quando o inverno chegar tirem um tempinho pra fazer essa sopa. E quando eu digo "tirar um tempinho" é porque ela demora mesmo... e aqui eu estou aprendendo a ESPERAR (sim sim...)!

Vamos lá! Eu peguei a receita original e fiz umas adaptações... mas vou contando quais foram...

3 cebolas grandes cortadas em rodelas finas
1,5 L de caldo de galinha (tá, eu não fiz o caldo... usei um cubo de knorr...)
4 colheres de sopa  de farinha de trigo
5 colheres de sopa de manteiga (claro, aqui é a França! A gente usa manteiga em tudo.... quase tudo!)
sal a gosto 
pimenta do reino a gosto
100 ml de vinho branco

Atenção para o principal: o vinho branco. NÃO faça a sopa sem ele... todo o gosto da sopa está no vinho branco... e claro... como diz mamãe... tenho sempre uma desculpa para abrir uma boa garrafa de vinho então... use 100ml na sopa e aprecie o restante enquanto o tempo passa e a cebola cozinha!

Voltando à receita... Derreta a manteiga em uma panela grande e coloque a cebola para dourar em fogo médio... E aqui entra o momento "esperar"... a cebola precisa murchar e dourar, e assim ela começa a ficar doce e perder aquele ácido... demora mais ou menos uns 20 minutos... Sabe aquele vinho branco que você vai usar na sopa? Então, aqui é o momento de abrir... e beber... na sopa ele entra só mais tarde!
Depois que a cebola dourar você joga por cima a farinha de trigo. Não se preocupe que não vai empelotar e virar uma bola.... deixa a farinha dar uma escurecidinha (não é pra queimar hein...) e vai colocando aos poucos o vinho branco e mexendo sempre até a farinha desmanchar. Depois é o momento de adicionar o caldo de galinha (ou água como foi meu caso e se você não fez o caldo, essa é a hora de adicionar também o cubinho de caldo knorr), mexendo sempre.
Coloque sal e pimenta a gosto, abaixe o fogo e deixe a água evaporar e a cebola cozinhar mais até engrossar bem (mais uns 15 minutos... um pouco mais de espera... um pouco mais de vinho!).

A receita original manda colocar uma fatia de pão torrado no fundo de uma travessa, colocar a sopa e cobrir com queijo gruyère e dar aquela douradinha no forno.... eu não tenho várias coisas aqui então adaptei. Dei uma boa torrada numa fatia de pão de forma, coloquei no fundo da cumbuca, a sopa por cima e piquei uns pedacinhos de camembert.

O resultado final foi:


E pra não perder a prática, o momento #ficaadica é sobre as tomadas aqui na França. Toda vez que eu viajo eu volto com um adaptador na mala... dessa vez não será diferente. Pra quem tem aparelho eletrônico com a tomada de 2 pinos tudo lindo! Vai funcionar sem adaptador... Mas pra quem vem, como eu, com um note e a nossa maravilhosa e incrível tomada de 3 pinos... vai ter que se virar pra achar adaptador!
As tomadas aqui são assim
 O carregador do iphone funciona perfeitamente porque tem 2 pinos.

Comprei esse adaptador numa lojinha de utilidades por 4 euros
Vejamos como serão as tomadas nos próximos países da nossa viagem!

Au revoir galera!

2 comentários: